sexta-feira, 28 de outubro de 2016

As contradições do lulismo - Boitempo Editorial - LANÇAMENTO


Boitempo Lançamento - As contradições do lulismo, de André Singer e Isabel Loureiro (orgs.)


Lançamento de As contradições do lulismo em São Paulo
Em novembro, a Boitempo publica As contradições do lulismo  a que ponto chegamos?, coletânea organizada por André Singer e Isabel Loureiro. Para marcar o lançamento, a editora e o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) promovem eventos gratuitos e abertos ao público geral em torno da obra.

 

A aguardada antologia de interpretação do Brasil contemporâneo abarca dois anos de pesquisas de André Singer, Carlos Alberto Bello, Cibele Rizek, Isabel Loureiro, Leonardo Mello e Silva, Maria Elisa Cevasco, Ruy Braga e Wolfgang Leo Maar e fornece um levantamento a quente das contradições da experiência lulista e suas expressões mais agudas na atualidade.

 

A obra encerra uma espécie de trilogia sobre a era Lula, que inclui A era da indeterminação (2007) e Hegemonia às avessas (2010), ambos também lançados pela Boitempo.

São Paulo

Noite de autógrafos

Lançamento de As contradições do lulismo no Bar Canto Madalena 

03/11/2016 | quinta-feira | às 19 horas

Rua Medeiros de Albuquerque, nº 471
Vila Madalena | São Paulo (SP)
Tel: (011) 3813 6814

 

Debate na USP

Debate de lançamento de As contradições do lulismo

10/11/2016 | quinta-feira | às 18 horas

Prédio de Ciências Sociais da FFLCH/USP | Sala 14
Rua Prof. Luciano Gualberto, nº 315

Cidade Universitária | São Paulo (SP)

Organização: Cenedic | Apoio: Boitempo

 


 As contradições do lulismo

André Singer e Isabel Loureiro
R$ 52,00




A aguardada antologia de interpretação do Brasil contemporâneo, resultado de dois anos de pesquisas coordenadas por André Singer no Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, fornece um levantamento a quente das contradições da experiência lulista e suas expressões mais agudas na atualidade.

Compartilhe |

Desdobrando as análises de André Singer sobre o “lulismo”, o livro busca incorporar uma avaliação sobre o “ensaio desenvolvimentista” tentado pelo governo Dilma no marco do pós crise internacional de 2008 e oferecer uma interpretação original sobre o saldo do percurso lulista desde a vitória do PT nas eleições presidenciais de 2002 no contexto mais amplo da experiência modernizadora brasileira. Nas palavras da economista Leda Paulani, que assina o texto de orelha do livro, os ensaios aqui reunidos revelam que “o lulismo repetiu como farsa a tragédia do sonho desenvolvimentista anterior, que durou cinquenta anos e foi desfigurado pelo conservadorismo militar”.
Inspirados pelas observações de Chico de Oliveira de que o capitalismo brasileiro se caracteriza pela combinação do arcaico e do moderno eternamente reproduzida, os oito capítulos registram as contradições e ambiguidades que moldaram o período de 2008-2014, marcado por um “ensaio desenvolvimentista tardio”: inclusão social sem cidadania, reindustrialização com oposição dos industriais, assalariamento precário com acesso à universidade, ampliação do crédito educacional com crescimento do ensino superior privado, wallmartização do trabalho com internacionalização dos sindicatos, agroecologia com agronegócio, autonomização dos mais pobres com passividade assistencialista, emancipação cultural com empreendedorismo, esperança de inclusão com rebaixamento das expectativas.
Essa coexistência aparentemente equilibrada de opostos teria, na avaliação dos autores, começado a desmoronar com as manifestações de junho de 2013, que “trouxeram subitamente à consciência como o Brasil, apesar de ter melhorado, continuava péssimo”. Nesse sentido, as análises que compõem este livro constituem material precioso para decifrar os rumos abertos pela explosiva e imprevisível conjuntura atual. Pois, ainda nas palavras de Leda Paulani, é no “andar de baixo” que a maioria dos pesquisadores vai buscar impressões e informações para compor o mapa das antinomias contemporâneas.
Com ensaios assinados por Ruy Braga, Leonardo Mello e Silva, Maria Elisa Cevasco, Wolfgang Leo Maar, Cibele Rizek, Carlos Alberto Bello e pelos dois organizadores do volume, André Singer e Isabel Loureiro, As contradições do lulismo encerra uma espécie de trilogia sobre a era Lula editada pelos pesquisadores do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que inclui A era da indeterminação (2007) e Hegemonia às avessas (2010), ambos também lançados pela Boitempo.

Confira o sumário do livro.

Mais informações sobre os autores.

Ficha técnica
Título: As contradições do lulismo
Subtítulo: A que ponto chegamos?
Organizadores: André Singer e Isabel Loureiro
Autores: André Singer, Carlos Alberto Bello, Cibele Rizek, Isabel Loureiro, Leonardo Mello e Silva, Maria Elisa Cevasco, Ruy Braga e Wolfgang Leo Maar.
Orelha: Leda Paulani
Páginas: 288
Preço: R$ 52,00
ISBN: 978-85-7559-511-4
Coleção: Estado de Sítio
Apoio: Cenedic
Editora: Boitempo
INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...