domingo, 9 de agosto de 2009

UNAS - COMUNIDADE DE HELIÓPOLIS (clique aqui e conheça o site)

A UNAS União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco,desde o início de sua fundação no final da década de 70, trabalha na promoção da organização dos moradores de Heliópolis e também para a melhoria da qualidade de vida local, com uma diretoria eleita pelos próprios moradores, conforme estatuto social,
Objetivando centralizar as forças distribuídas por toda a área da favela de Heliópolis e também organizar de forma expressiva o movimento dos moradores, buscando projetos e melhorias com mais qualidade e quantidade nas ações de representação e pressão popular, influenciando decisivamente nas questões relativas a políticas públicas. Ao longo de sua jornada a UNAS além de focar as suas ações na questão do direito à moradia e à infra-estrutura com qualidade, passou também a atingir outros pontos, acreditando ser essencial para a formação de um cidadão coerente, crítico, participativo e principalmente um cidadão que estará sempre em busca de seus direitos e de melhorias para o local onde vive.
Com este olhar incisivo e crítico para um novo mundo a UNAS hoje atua nas mais diversas áreas como: Educação, Esporte, Saúde, Cultura, Lazer, Tecnologia e Habitação, tentando sempre em conjunto com os moradores locais uma melhor organização para a busca de parcerias e projetos que beneficiem à própria comunidade.
Heliópolis está instalada em uma área de 1 milhão de m2 e tem uma população de aproximadamente 120 mil habitantes e destes 91% são de origem nordestina e 52% estão na faixa etária entre 0 a 25 anos, é a maior favela de São Paulo e a segunda maior do Brasil e da América Latina.
Os projetos e programas desenvolvidos através da UNAS, não atendem nem 1% da população que seria necessário atender quando se diz respeito à criança, adolescente e jovem.
Por estar inserida na maior metrópole do país, a Favela de Heliópolis está submetida às questões ligadas à violência, ao tráfico de drogas, ao crime organizado e às situações mais graves como a desestruturação familiar e ao desemprego em maior proporção. Em decorrência de tantos fatores que influenciam no cotidiano da favela é necessário maciço investimento público, privado e institucional para que possamos gradativamente modificar a realidade desta comunidade.

Prêmios e Ceritificações

Prêmio Betinho de Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo em 2002;
Menção Honrosa do Prêmio Itaú Unicef em 2003 pelo Projeto “Se Liga, Galera. Comunidade!”;
Prêmio ADVB – no ano 2002 e 2003, pelo Projeto “Parceiros da Criança”;
Prêmio APCA em 2004, pela Rádio Comunitária;
Utilidade Pública Municipal pelo Decreto de Lei nº 39.350 de 10/04/2000;
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente;
Conselho Municipal de Assistência Social;
Conselho Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social.

Missão: " Promover a cidadania, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento integral da comunidade"

Movimento Sem Teto realiza ato pró-moradia

No dia 23 de maio o Movimento Sem Teto UNAS/Heliópolis, realizou manifestação em defesa de moradia. O ato chamou a atenção das autoridades para a necessidade de destinar dois terrenos que estão localizados na Vila Carioca, próximo à Heliópolis, para a construção de moradias populares. Cerca de 700 pessoas, marcharam empunhando bandeiras com frases de luta por moradia e simbolicamente abraçaram um terreno de propriedade do órgão público e colocaram diversas maquetes de casas em protesto pela falta de atenção para os moradores de favelas. O Movimento luta pelo direito à moradia digna em áreas urbanizadas, com infra-estrutura e acesso a equipamentos sociais.

FONTE: http://www.unas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...