quinta-feira, 7 de maio de 2009

FRASES DE AUGUSTO BOAL

*(estas foram postadas aqui no SARAU por Lungaretti)

"Quanto a fase nacionalista do teatro foi sucedida pela nacionalização dos clássicos, o teatro chegou ao povo, indo buscá-lo nas ruas, nas conchas acústicas, nos adros de igrejas, no Nordeste e na periferia de São Paulo.

"Esses espetáculos, festas populares, eram gratuitos, mas o artista é um profissional. Conseguia-se apoio econômico que tornava o desenvolvimento possível.

"Já não se consegue. A platéia foi golpeada. Que pode agora acontecer?

"O único caminho que parece agora aberto é o da elitização do teatro. E este deve ser recusado, sob pena transformarem-se os artista em bobos de corte burguesa, ao invés de encontrarem no povo a sua inspiração e o seu destino.

"O beco não parece ter saída. A quem interessa que o teatro seja popular? Descontando-se o povo e alguns artistas renitentes, parece que a ninguém de mando e poder.

"Vindo o que vier, neste momento de morte clínica do teatro, muitos são os responsáveis: devemos todos analisar nossas ações e omissões.

"Que cada um diga o que fez, a que veio e por que ficou. E que cada um tenha a coragem de, não sabendo por que permanece, retirar-se."


***************************************************************
*(outras frases de Boal)

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma."

(Boal é nomeado embaixador em Paris -27/03/09 - Com essa frase, Augusto Boal,78 anos, terminou sua mensagem lida em português, na Unesco, em Paris, diante de um auditório...)

Questionado se ainda era possível sonhar e realizar os sonhos que se têm, respondeu:
"Sonhar é humano e não realizar o sonho não é um problema em si. Sonhar é humano. Árvores não sonham. Pedras também não sonham. E mortos já sonharam."

"o ato de transformar é transformador..."


"O Diálogo, como via de mão dupla, é espaço privilegiado de educação: entendido como processo que também funciona em mão dupla, fazendo com que o ato de Educar o Outro só seja viável se for possível Ser Educado pelo Outro."

"No Teatro do Oprimido, refletimos sobre o passado, ensaiamos sua transformação no presente, para inventarmos o futuro desejado, porque ser cidadão é transformar a realidade e viver é mudar o mundo."


"Não é possível sair impune de uma sessão de Teatro-Fórum, especialmente,quando ela se desdobra em Sessão Solene Simbólica de Teatro Legislativo"


"As atividades rotineiras e repetitivas habituam e moldam o corpo, condicionando musculaturas e atrofiando possibilidades. Convencendo-nos de que não podemos
executar esse ou aquele movimento, que somos incapazes, insuficientes e
inabilitados. Se nos submetemos a essa mecanização, abrimos mão de ampliar espaços, de ousar e de experimentar o novo, o não-conhecido e o não-dominado."


LEIA MAIS EM:

Fonte:"Educar o Outro Ao Ser Educado Pelo Outro" - Bárbara Santos

http://www.ctorio.org.br/PRISOES%202006/(EducarOoutroAoSerEducadoPeloOutro-Mar_347o2006).pdf.

3 comentários:

  1. O grande gênio teatrólogo,o original em sua memórias e pensamentos sobre o mundo,o eterno Boal,aquele que ninguém deve ter ousadia de criticá-lo,pois sua presença sua história de vida suas realizações sempre estará presente,nos artistas sonhadores que na estrada da arte faz que não desanimamos e proseguios no caminho dos nossos sonhos das nossas paixões Teatro.Obrigada Augusto Boal os artistas agradecem a sua herança deixada.BEATRIZ MORINIGO PONTES E LACERDA MT

    ResponderExcluir
  2. Preciso de uma frase curta dele, para servir como slogan de um grupo se teatro.

    ResponderExcluir
  3. O ser torna-se humano quando descobre Teatro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...