domingo, 22 de junho de 2014

A vergonhosa situação da educação no Brasil

falar sobre educação é algo doido demais.
me parece que passou do tempo de eu resolver escrever tudo ou quase tudo sobre o que penso e sei por experiência própria sobre este assunto, esta questão, esta luta,
esta vergonha que atinge a todos nós, velhos, moços, crianças, todos.
com todas as mudanças que o mundo sofreu, as escolas e as famílias mudaram muito pouco, ou nada. as novas tecnologias andam cooperando muito para empurrar os velhos métodos precipícios abaixo, entretanto, muitos ainda não acordaram e configuram-se como verdadeiros horrendos reaças. toda a polêmica idiota e medíocre em cima das ideias de Paulo Freire revelam a pobreza e a falta de vergonha na cara de muitos falsos educadores aqui em nosso país. como disse Darcy Ribeiro:
 "a crise da educação no Brasil, não é uma crise; é um projeto."

desde a ditadura militar, a educação brasileira foi pra cucuia.
antes  já tínhamos muitos problemas, depois piorou muito também pela invasão imperialista e pelo boom da mídia. os professores tinham de competir com a tv e etc.
hoje a inclusão digital, no melhor dos sentidos urge, porque parece que só ela poderia dar um jeito neste caos todo. não interessa mesmo ao estado que o povo seja educado. a maioria das famílias brasileiras que tem seus pais semi analfabetos, não podem reconhecer a importância da educação de seus filhos, o quarto poder, a mídia, atrelada ao estado, não poderia mesmo nos servir pra nada, resta-nos  becos sem saídas. como mudar a mentalidade de um povo sem a educação ? como fazer as pessoas entenderem que sem a autonomia intelectual que a educação tradicional nunca produziu, ninguém evolui ? como aceitar que um estudante brasileiro só comece a ter alguma autonomia no final de sua formação universitária ? como? um enorme absurdo, uma coisa vergonhosa para qualquer ser humano.
coloco a seguir imagens do filme The Wall de Pink Floyd e um vídeo que joga na cara dos falsos educadores, pais e professores, e do estado, o que significa esta tal educação tradicional arqueológica e falida que mais parece um monte de estrume com moscas e abutres por cima.

nadia gal stabile - 22 de junho de 2014 




Pink Floyd - The Wall









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...