sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Nove etnias de indígenas se unem para enfrentar Belo Monte | www.radioagencianp.com.br

Nove etnias de indígenas se unem para enfrentar Belo Monte | www.radioagencianp.com.br

(1’17” / 303 Kb) - Indígenas de nove etnias estão pressionando o governo e a Norte Energia pela garantia das medidas compensatórias na região atingida pelas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Nesta quinta-feira (1), representantes da Funai, Ibama, Incra, Secretaria Geral da Presidência e do consórcio devem visitar a região e responder a uma série de exigências feitas pelos índios.

Entre outros pontos, a pauta inclui o aumento do valor do Plano Emergencial destinado às aldeias pelo período de existência de Belo Monte. Os indígenas indicaram que, se não forem atendidos em suas reivindicações, poderão acirrar os protestos nos próximos dias.

No último mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou aos indígenas o pedido de anulação do decreto que autorizou Belo Monte. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o Congresso teria ignorado direito à consulta prévia, que é garantido pela Constituição.

No mês de setembro a prefeitura de Altamira (PA) pediu a suspensão imediata das obras. A iniciativa se deu porque a Norte energia se recusava a cumprir as condicionantes que preparariam o município para suportar os impactos da construção da barragem.

A expectativa é que aproximadamente 300 indígenas das etnias Xipaya, Xicrin, Kuruaya, Arara, Juruna, Assurini, Araweté, Apiterewa e Kayapó participem da reunião com as autoridades.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

01/12/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...