sábado, 2 de maio de 2009

EDUCAÇÃO TÉCNICA, PROFISSIONALIZANTE DO COLEGIAL QUE FIZ NA DÉCADA DE 70

Animei-me a escrever algo sobre esta época de minha vida graças a postagem anterior de Lungaretti! e porque ontem foi o Dia do Trabalho.
Estudei na antiga Escola Profissional Feminina, que na época,anos 70, chamava-se "Escola Estadual de Economia Doméstica e Artes Aplicadas Carlos de Campos",fica lá no Brás, ao lado da linha do trem! O prédio antiquíssimo,possuía paredes balançantes na área do refeitório! Hoje está reformado e ampliado e chama-se "Escola Técnica Estadual Carlos de Campos".
Quero dizer que este tipo de ensino médio que tive foi catastrófico! As disciplinas de cultura geral,praticamente nem existiam! Entrei lá porque gostava de arte, e isto era ensinado tecnicamente, porque de história da arte, nem se falava!A disciplina de história,nunca tivemos! Física,química,biologia,só no primeiro ano! A única ciência ensinada eram as exatas,Matemática,Estatística...e também havia um professor médico que ensinava puericultura e programa de saúde! Estudei lá de 1973 até 1975,e constatei que a educação era mesmo bem ruim! Não formava nem para o trabalho e nem para a cidadania! Hoje parece que o ensino técnico profissionalizante anda um pouco melhor! Mas acredito que na cultura geral sempre ficam devendo!
O intento do regime militar foi muito bem sucedido!
Os alunos saiam da escola técnica sem conhecerem seus próprios contextos, sua história e a história geral então...!! todos zeros à esquerda em história!!!

Nadia Stabile - 02/05/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...