sábado, 9 de maio de 2009

Biblioteca Britânica expõe letra desconhecida de George Harrison

LONDRES (Reuters Life!) - Uma letra de música desconhecida de George Harrison, datando de 1967 e encontrada no chão do estúdio Abbey Road, está sendo exposta na Biblioteca Britânica.

Escrita quando Harrison tinha 23 ou 24 anos, a canção sem título é de uma fase em que os Beatles tinham deixado de fazer turnês para passar mais tempo no estúdio, trabalhando sobre o álbum "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band."


O ex-Beatle George Harrison em 1963 OUÇA MÚSICAS DE GEORGE HARRISON NA RÁDIO UOL
VEJA LETRAS DE GEORGE HARRISON


Hunter Davies, biógrafo dos Beatles, encontrou a letra quando fazia pesquisas para uma nova edição da biografia oficial dos Beatles, que acaba de ser relançada, mais de 40 anos após sua publicação original.

Sinos da Catedral de Liverpool tocarão "Imagine"
Na introdução à nova edição do livro, Davies recorda como recolheu letras dos Beatles jogadas no chão do estúdio, como lixo, e as guardou como suvenires.

Em release para a imprensa, a biblioteca disse que "se Davies não tivesse recolhido os papéis, é quase certo que teriam sido jogados fora pelos faxineiros."

Harrison nunca gravou a canção, disse a biblioteca, e é possível que nunca tenha criado música para a letra, cuja tradução segue abaixo.

"Fico feliz por dizer que é apenas um sonho

Quando topo com pessoas como você,

É apenas um sonho, e você o torna obsceno

Com as coisas que você pensa e faz.

Você é tão inconsciente da dor que carrego

E tem ciúmes pelo que não pode fazer.

Há momentos em que sinto que não há esperança para você

Mas também sei que isso não é verdade."

No reverso da folha há instruções sobre como chegar à casa de campo em Sussex de Brian Epstein, o empresário dos Beatles, escritas na letra de Epstein.

Isso significa que Harrison deve ter escrito a letra antes de agosto de 1967, quando Epstein foi encontrado morto em sua residência em Londres, depois de uma overdose acidental de soníferos.

"A letra escrita por George é tudo o que resta da canção. Só podemos imaginar como ela poderia ter soado. É um artigo inestimável e tremendamente interessante de memorabília dos Beatles", disse Jamie Andrews, diretor de manuscritos literários modernos da Biblioteca Britânica.

Embora as composições dos Beatles fossem atribuídas a Lennon/McCartney, na realidade a maioria das canções era 90 por cento de John Lennon ou 90 por cento de Paul McCartney, e não frutos de uma cooperação 50/50 entre os dois, de acordo com a biblioteca.

"A letra manuscrita de cada canção exposta ilustra isso. Por exemplo, 'Help' é uma das criações de Lennon e está em sua letra. 'Yesterday' e 'Michelle' são de McCartney e estão na letra dele. Isso torna a letra de George Harrison ainda mais rara."

UOL Megastore
Just For Today
George Harrison

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...