sábado, 17 de setembro de 2016

1 século



em 1 século, 4 gerações e uma anterior a todas, a de meus avôs.
1 século meu pai faria na próxima segunda feira, junto com este blog que faz 8 anos.
dançou muito nos bailes da Mocidade Paulista, conheceu uma paixão que passou,
casou-se com outra paixão que conheceu num bonde camarão em direção ao centro da cidade de São Paulo...esta outra paixão, minha mãe.
de lá pra cá 19 outras pessoas surgiram desta união, filhos, netos...bisnetos... e ainda poderão chegar outros bisnetos!
será que meu avô napolitano, que tendo casado depois de seus 40 anos sonharia  ter tantos descendentes? e sem contar com os  outros filhos... ai somam-se muitos mais!
a vida é algo doido, num dia meu pai estava lá no Mercado Municipal de São Paulo descarregando laranjas para a banca de seu tio, em outro momento andando de bonde, e eis que repentinamente, numa fração de segundo, cruza com minha mãe no mesmo bonde camarão, e a vida recomeça...
o que seria deste mundo sem as paixões? o que seria do mundo sem os bondes, sem os trens?
trens que lembram-me este meu avô napolitano, pai do meu pai...
lembro de fotos antigas tiradas no Viaduto do Chá, meu pai todo elegante de terno e de chapéu andando com meu tio ao lado, os ternos eram de linho, as moças nunca iam para o centro de São Paulo, sem meias de nylon e chapéus! eram outros tempos,tempos em que as pessoas tinham muito mais dignidade, muito mais caráter, muito mais ética! hoje as pessoas não podem ter nem educação, a cidade cresceu demais, ficou hiper populosa, a globalização demoliu tudo, e inclusive as pessoas!
meu pai indignava-se com a falta de solidariedade de uma tal tia, irmã da mãe dele, família de calabreses, o ressentimento de meu pai o acompanhou por toda a vida, ressentimentos custam a desaparecer quando se tem senso de justiça aguçado demais.
este século de meu pai completa-se  dia 19 de setembro próximo, e eu ficarei dois, 3 , 4 séculos, relembrando ou sentindo as ideias, os relatos, os princípios que meu pai me passou e por mais defeitos que ele possa ter tido, ele foi o cara que quis que eu nascesse, não sei  dizer muito bem porque ele quis isto, mas cá estou em meu 9º ano de blogueira e desenhista digital, oitavo deste blog...e ainda muitas coisas pra resolver.

nadia gal stabile - 17 09 2016

















INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...