quarta-feira, 10 de agosto de 2016

MARIANA - Nove meses depois da tragédia, atingidos pela Samarco fazem plenária em Ipatinga


Nove meses depois da tragédia, atingidos pela Samarco fazem plenária em Ipatinga


Encontro fortaleceu os caminhos para crescer a organização popular e a unidade na luta pelos direitos negados pelas empresas responsáveis. 

http://tragedianunciada.mabnacional.org.br/2016/08/08/nove-meses-depois-da-tragedia-atingidos-pela-samarco-fazem-plenaria-em-ipatinga/




Mariana - Ipatinga-MG
Nos dias em que se completam os nove meses do rompimento da Barragem de Fundão, que pertence a Samarco Mineração S.A, controlada pela  Vale/BHP Billinton, atingidos de toda a bacia do Rio Doce realizaram plenária em Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais.
O objetivo do encontro foi unificar a luta das comunidades atingidas pelo crime, além de construir uma pauta única de toda Bacia e fortalecer os caminhos para crescer a organização popular e a unidade na luta pelos direitos negados pelas empresas responsáveis.
O encontro reuniu atingidos das cidades mineiras de Mariana, Barra Longa, Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Santa Cruz do Escalvado, Governador Valadares, Naque, de Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, Itueta, Resplendor. Do Espírito Santo estiveram presentes os municípios de Baixo Guandu, Colatina, Linhares e São Mateus.
A programação incluiu a troca de experiências entre as comunidades, trabalhos em grupo debate sobre os reais motivos do crime da Samarco e os desafios para unificar a pauta e a organização popular na bacia. Welidas Monteiro Preto, artista popular e atingido em Bento Rodrigues construiu uma obra artística chamada “Mar de Lama”, que demostra como foi o rompimento e suas consequências e que foi utilizado como motivador principal das discussões.



“Quis mostrar para quem acompanhou os desdobramentos do crime somente pela mídia, que não mostrou o que realmente aconteceu no Bento, a verdade, a visão e o que ficou na memória de quem ainda está sofrendo com a tragédia”, afirmou Preto.  
O próximo momento será nos dias 3 e 4 de setembro, dias em que o MAB fará um encontro de atingidos de toda a Bacia na comunidade de Paracatu de Baixo, em Mariana, com participação de jovens atingidos de outros estados brasileiros. Será um ato para unificar as reivindicações e fortalecer animação das famílias para a realização da Marcha e do Encontro do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entre 31 de outubro e 5 de novembro de 2016, dia em que será realizado “Um minuto de Sirene” dentro de Bento Rodrigues para denunciar um ano de impunidade do crime da Samarco.




INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...