quarta-feira, 9 de junho de 2010

SÉCULO 21, A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE UM SONHO A OUTRO

Glória Kreinz

Conversando com amigos discutíamos sobre quando começou o século 21. Uns diziam que indiscutivelmente com a queda das torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001, assim retratada pela Wikipedia:

“Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas contra alvos civis nos Estados Unidos, perpetrados em 11 de Setembro de 2001 e atribuídos à organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda.

Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram sequestrados, sendo que dois deles colidiram, propositalmente, contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos sequestradores para uma colisão contra o Pentágono,[1][2] no condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, o United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos sequestradores para retomar o controle da aeronave e que, durante este ataque, o avião perdeu altitude e caiu em solo.[1][2] Os atentados causaram a morte de 2993 pessoas e o desaparecimento de 24.”

Para nós, da divulgação científica, defendíamos que Dolly, em 1997, é muito mais importante, pois como marco científico ainda não foi desbancado. Começou um mundo novo, dando ao homem possibilidade de se replicar. Aí sim foi criada a vida em laboratório, e pensando no filósofo da pós-modernidade, Jean Baudrillard, nos lembramos que ele dizia que o crime perfeito podia ser praticado. A reprodução assexuada, o mesmo sempre reproduzido no mesmo.

Alguém lembrou que Craig Venter, agora em 2010, quando reproduziu sua bactéria sintética se anunciou como Deus. Mas foi na hora em que aconteceu o fato. Logo se desdisse, sua assessoria de imprensa muito eficiente correu atrás dos fatos, que é para isso que existe, e ele deu declarações mais calmas voltando atrás. Coisas do pesquisador famoso inquieto e empresário bem sucedido. Mas o mundo da ciência está atento, e não ia permitir isso.

Ser Deus no século 21 é o que estão procurando tanto no laboratório do LHC como no Instituto de Craig Venter. O Bóson de Higgs é um desafio. Os Deuses da Nova Era estão voltados para o campo da ciência, isso não se discute, e nós, divulgadores científicos, feitos Alice no País da Maravilhas, caminhamos entre um sonho e outro.

VEJA MAIS NO BOLETIM ELETRÔNICO
http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/proscientiae/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...