segunda-feira, 4 de junho de 2018

A frota que desafia o bloqueio de Israel continua rumo a Gaza




Flotilla Continues Towards Gaza to Challenge the Blockade

By Elizabeth Murray Special to Consortium News
Aboard the Al-Awda at port in Amsterdam


https://consortiumnews.com/2018/06/02/flotilla-continues-towards-gaza-to-challenge-the-blockade/

*(tradução via Google tradutor)


A frota que desafia o bloqueio de Israel continua rumo a Gaza
 Este é o segundo relatório de Elizabeth Murray que está a bordo de uma nova flotilha para protestar contra a ilegalidade do bloqueio de 12 anos que está sufocando Gaza.

02 de junho de 2018De Elizabeth Murray
Nós somos possivelmente uma tripulação mais heterogênea do que os passageiros a bordo do SSMinnow na antiga série de TV americana Gilligan's Island: Entre aqueles que se juntaram a nós em uma ou mais etapas da jornada a Gaza como parte da Freedom Flotilla Coalition (FFC) ativistas vindos da Espanha, Israel, Noruega, Malásia, Canadá (Primeiras Nações), Dinamarca e Estados Unidos.Apesar de nossas diversas idades e origens, temos algumas coisas importantes em comum: mentes que compreendem os crimes e as violações de direitos humanos cometidas diariamente contra o povo dos territórios palestinos ocupados por Israel; corações que sentem profundamente a dor daqueles cujas liberdades básicas foram negadas por 70 anos; e consciências que querem encontrar uma maneira não-violenta de chegar a essas pessoas, corrigir os erros do bloqueio de Gaza e alcançar uma medida de justiça.Os representantes políticos fracassaram repetidas vezes devido à falta de coragem política e moral para garantir justiça a um povo que enfrenta 70 anos de subjugação brutal e prolongada por parte de uma potência estrangeira, Israel. Assim, a Coalizão Internacional da Flotilha da Liberdade (FFC) navega novamente.
 
Murray dirigindo-se a multidão em Wilhelmshaven.Desta vez, a FFC não tentará entregar suprimentos médicos ou alimentos ao povo sofrido de Gaza. Experiências passadas com missões anteriores do FFC indicam que tais materiais provavelmente nunca acabarão em Gaza, ou chegarão em condição estragada ou danificada. Em vez disso, o Al-Awda se entregará - um barco pesqueiro norueguês reformado - como uma oferenda solidária ao pescador de Gaza. Eles são fuzilados e assediados diariamente, impedidos de alimentar suas famílias e têm seus barcos de pesca regularmente apreendidos e destruídos por Israel.Há tanta miséria em Gaza que poderia ser facilmente aliviada, já que quase toda ela é deliberadamente manufaturada por Israel (como o bombardeio de usinas de esgoto, a rede elétrica, o porto de Gaza, a água não potável) ou é um subproduto imediato. da política israelense (transtorno de estresse pós-traumático generalizado e doenças mentais associadas, um aumento nas taxas de câncer, uma vez extremamente raro entre os palestinos).O bloqueio econômico, as restrições a alimentos e materiais de construção, as proibições de viagens e as fronteiras seladas são todos ajudados e auxiliados pelo líder egípcio Abdel Fattah al-Sisi, um aliado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Sob al-Sisi, a fronteira de Rafah para o Egito - a única saída não-israelense disponível para os palestinos de Gaza em busca de ajuda médica ou viagem ao exterior - é quase sempre fechada. Essas flagrantes violações dos direitos humanos e da Convenção de Genebra ocorreram com a cumplicidade dos Estados Unidos e da Europa, cujos fabricantes de armas lucram muito com a venda de armas a Israel.O rebaixamento dos palestinos a um status menos do que humano por Israel, em particular os habitantes de Gaza, que estão perpetuamente trancados em uma prisão ao ar livre e sujeitos ao bloqueio israelense, foi ressaltado pelo professor do MIT Noam Chomsky após uma visita a Gaza para participar de uma conferência acadêmica. Em comentários transmitidos pela Democracy Now em 14 de novembro de 2012, Chomsky observou:"É incrível ... e inspirador ver pessoas conseguindo de alguma forma sobreviver ... como animais essencialmente engaiolados sujeitos a punição constante, aleatória e sádica - apenas para humilhá-los - sem pretexto. Eles [os palestinos] gostariam de ter vidas dignas, mas a posição padrão dos israelenses é que eles não deveriam levantar a cabeça. ”
 


Na cidade de Wilhelmshaven
 
Durante nossos portos de escala na Alemanha, os visitantes de Al-Awda nos disseram que muitos políticos alemães, bem como alemães comuns, relutam em falar contra os abusos dos direitos humanos contra os palestinos, porque dizem que, se o fizerem, serão considerados antimísseis. Semitas e, possivelmente, têm suas vidas e carreiras arruinadas por este esfregaço.Ouvindo esses cidadãos alemães expressar sua solidariedade com a missão da FFC em tom ardente, mas apressado, não podemos deixar de pensar na supressão da liberdade de expressão pelo governo da Alemanha Oriental da era comunista que foi reforçada pela polícia secreta conhecida como Stasi. . Só se pode deplorar a prática da autocensura que se generalizou no que se supõe ser uma Alemanha livre e democrática, unida. Também ressalta a poderosa pressão política que Israel exerce em muitos países europeus. É claro que o tratamento excepcionalmente maléfico da Alemanha aos judeus historicamente torna natural que os alemães relutem em criticar Israel.Pouco antes de partirmos de Wilhelmshaven, na Alemanha, fomos visitados por Georg, um defensor dos direitos humanos e fotógrafo afiliado à “Bundesverband Arbeiterfotographie”.
 que fez a viagem de 50 milhas de Bremen para tirar fotos, expressar apoio e oferecer uma generosa doação pessoal à missão Flotilha da Liberdade, antes de correr de volta a Bremen para recolher seu filho de 9 anos da escola. Ele disse: "Eu corri logo que ouvi sobre você."
Também conhecemos Timo, um líder sindical alemão e organizador de jovens, que ofereceu seu tempo e talentos para cuidar de alguns problemas técnicos a bordo do barco. Timo, que também é de Bremen, passou um dia inteiro dirigindo por meia dúzia de lojas especializadas em suprimentos marítimos e de ferragens em Wilhelmshaven para nos ajudar a obter as peças apropriadas; ele então trabalhou incansavelmente até que tudo estivesse “em ordem”. Quando nos oferecemos para compensá-lo por seu tempo e trabalho, ele recusou, dizendo: “Que esta seja minha pequena contribuição para a paz”.
Enquanto isso, a comunidade palestino-alemã em Wilhelmshaven nos presenteou com iguarias caseiras palestinas e fez uma serenata para nós cantando, dançando e tocando o oud, um clássico instrumento de cordas palestino. Eles nos agradeceram por fazer essa viagem, dizendo que só gostariam que pudessem se juntar a nós e voltar para suas casas e aldeias originais. Seu amor e afeição por nossa missão é esmagadora.
Em Amsterdã, fomos festejados por ativistas locais da paz e da justiça social que organizaram um jantar de comida tradicional palestina. Depois de uma noite muito dura no mar a caminho de Amsterdã - durante a qual o Al-Awda foi lançado e lançado em meio a enormes ondas - estamos gratos por estarmos aqui em águas calmas, desfrutando da calorosa hospitalidade da comunidade local de direitos humanos.
Nosso objetivo é nos aproximar do porto de Gaza sem impedimentos, de modo que nossos apoiadores possam nos receber também.
Elizabeth Murray serviu como Vice-Oficial de Inteligência Nacional para o Oriente Próximo no Conselho Nacional de Inteligência antes de se aposentar após uma carreira de 27 anos no governo dos EUA, onde se especializou em análises políticas e midiáticas do Oriente Médio. Ela é membro do Veteran Intelligence Professionals for Healthity (VIPS).

  
Elizabeth Murray served as Deputy National Intelligence Officer for the Near East in the National Intelligence Council before retiring after a 27-year career in the U.S. government, where she specialized in Middle Eastern political and media analysis. She is a member of Veteran Intelligence Professionals for Sanity (VIPS).

https://consortiumnews.com/2018/06/02/flotilla-continues-towards-gaza-to-challenge-the-blockade/

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...