O Que é o Instituto
Royal?
ou
Todo aquele que vive da
ciência é mesmo cientista?
Carlos A. Lungarzo
Há cinco dias, ativistas dos direitos
animais, desarmados, entraram num bunker de tortura de bichos protegido por
guardas, para liberar 178 beagles, o
que deve ser considerado um gesto até agora ímpar no Brasil, análogo aos feitos
dos ecologistas e os pacifistas no mundo desenvolvido.
Não é por acaso que a mídia, alguns blogueros,
os profissionais da ciência e diversos membros do establishment se unificaram numa
ampla perseguição contra os
ativistas.
Esta é a primeira vez que uma petição no
Brasil tem 660.014 assinaturas (às 11:00, 30/10) em apenas um de vários sites que acolhem o protesto.
Os especialistas em assuntos gerais dizem que
o instituto era uma referência nacional.
Mas, afinal, ninguém responde:
O que
é o Instituto Royal?
Busca
Inglória
Durante décadas no Brasil, eu nunca havia
ouvido falar do Instituto Royal de São Roque, SP. Envergonhado, comecei uma
busca com pouco retorno, através da internet.
Encontrei o verbete “Instituto Royal” no
Google, mas associado apenas a protestos contra o trato cruel de animais (desde
2012), ou, a partir do dia 18/10/13, associado com a liberação dos beagles. Não
encontrei nenhum site nem página, que indicasse a estrutura, função, staff, propósitos e história do
Instituto. Quase toda ONG têm pelo menos um pequeno site com todos esses dados,
salvo que...
(Procure no Google a palavra “instituto”, e
acrescente diversos nomes. Verá que todos os institutos têm um site com uma
aparência como a deste aqui.)
O único que encontrei foi uma página de 23
linhas, criada nas coxas e claramente às pressas pouco após a libertação dos cachorrinhos,
explicando, superficialmente e sem dados, que o Royal era muito bom e tudo
estava nos conformes. Obviamente, essa “informação” só serviu para aumentar as
suspeitas.
A maior dúvida era que tipo de coisa era o
Royal:
Um instituto dentro de uma estrutura pública,
por exemplo, da USP? Ou um instituto dentro de uma estrutura privada, por
exemplo, da PUC? Um instituto federal, como o IMPA? Ou Estadual como o BUTANTÃ?
Ou Privado como o ETHOS? .... Uma empresa com fins lucrativos? Uma ONG?
Alguém me disse que era uma OSCIP e procurei
nos Registros de domínios da Internet. As
OSCIPS são um tipo de Organizações semelhantes as ONGs, mas que podem ter
parceria com o poder público, e gozam de muitos direitos e outros tantos deveres,
alguns dos quais nem sempre são bem usados. Vide.
Eis o que achei no Registro.br
Domínio: institutoroyal.org.br
Servidor DNS: ns11.srv22.netme.com.br
Servidor DNS: ns12.srv22.netme.com.br
Expiração: 2014-07-02
Status: Publicado
domínio: institutoroyal.org.br
titular: Inst. de Ed. p/ Pesq. e Desenv. Inov.
tec. Royal
documento: 007.196.513/0001-69
responsável: Silvia Ortiz
país: BR
c-titular: INROY
c-admin: INROY
c-técnico: INROY
c-cobrança: INROY
servidor DNS: ns11.srv22.netme.com.br
status DNS: 29/10/2013 AA
último AA: 29/10/2013
servidor DNS: ns12.srv22.netme.com.br
status DNS: 29/10/2013 AA
último AA: 29/10/2013
criado: 02/07/2009 #5725335
expiração: 02/07/2014
alterado: 25/10/2013
status: publicado
Contato (ID): INROY
nome: Instituto Royal
e-mail: royalinstituto@gmail.com
criado: 25/10/2013
alterado: 25/10/2013
Agora, com o CPNJ, procurei no módulo
de Oscips do Ministério da Justiça e encontrei apenas isto. Veja a exagerada
pompa do nome oficial do Royal.
O link da direita conduz a uma
rendição de contas que não acrescenta nenhuma informação interessante para
nosso fim. Então, o problema continua. Onde a gente encontra tudo isto: o
histórico “científico” do Royal, seus protocolos experimentais, a lista de seus
colaboradores e clientes, os produtos realmente
aplicáveis que foram viáveis graças a seus testes, os registros de suas
experiências longitudinais, etc.
Aliás, é o Royal conhecido no
exterior? Qualquer Instituição Brasileira respeitável é conhecida em todo
Ocidente, pelo menos, pelos especialistas. Esta pergunta é relevante, porque
nem organizações radicais de defesa dos animais, como PETA (vide), incluem o Royal na sua lista de
desafetos. Ou seja, para os ecologistas, Royal nem merece aparecer na lista dos
vilãos.
Formulo em minha própria linguagem uma
pergunta que já fez a batalhadora atriz Luisa Mell: Por que ninguém,
salvo as elites e as forças repressivas, consegue entrar nesse maravilhoso
instituto? (Veja o blog de Luisa aqui?).
Aliás,
o Royal obteve seu credenciamento pelo CONCEA (Conselho Nacional de Controle da
Experimentação Animal) somente em 2013, mais precisamente há poucas semanas. O
Deputado Estadual por São Paulo, Fernando Capez fez notar, num
incisivo e emocionante discurso na ALESP que, sendo assim, nos anos anteriores
de funcionamento as experiências não eram supervisionadas. Mas as coisas
estranhas continuam: Em 2012, apesar disso, o Royal recebeu oficialmente R$ 5.249.498,52.
Para que? O lugar onde está instalado o Royal foi declarado para funcionar como
canil. (Vide). Estranho, se até poucas semanas
atrás a finalidade era outra e não havia fiscalização do CONCEA, então os
testes e as torturas de animais poderiam ser aplicados sem qualquer protocolo a
verificar.
De acordo com as generosas regras,
uma Oscip tem cinco anos para se credenciar. Então, o Royal não estava em infração de acordo com a
lei. Mas, seus trabalhos começaram, dizem, em 2005. Então, como é possível que
as autoridades do Royal digam ao jornal O
Estado de São Paulo, que os ativistas defensores dos animais “fizeram
perder 10 anos de pesquisa”? (vide, 2º par.)
Isto significa que, nos primeiros 5
desses 10 anos, o patrimônio genético coletado estava em outros institutos e
foi transferido ao criar o Royal, ou que foi acumulado por pesquisadores
individuais ou pequenos grupos que se uniram para formar o Royal, ou alguma outra
coisa igualmente espúria.
Intermezzo:
Ciência e Ética
A
ofensiva dos mercadores de animais para tortura tem atraído o mais sujo e
infame da mídia, como a famosa revista subvencionada por racistas
sul-africanos. Esta, em maior medida, mas também outras, aparentemente menos
rasteiras, fazem gozação dos argumentos dos defensores de animais (DA,
doravante) como: “Você nunca deu um remédio a seu filho doente? Ele foi testado
em animais.” Estas insanidades confundem os leigos, que passam a ter um ódio
irracional pelos ativistas, mas a motivação é apenas sede de lucro.
Cuidado!
Muitos defensores de animais, especialmente líderes, aconselham calma e mesura
aos seus colegas em suas ações, porque a comunidade científica está quase
totalmente contra os ativistas. E como se pode pensar que a ciência, que foi a
arma maior da racionalidade contra a superstição e o preconceito, possa
incorrer nas mesmas provocações? Por exemplo, o ministro de Ciência, Marco A. Raupp,
doutorado na University of Chicago sob a orientação de Jim Douglas Jr. com uma
tese sobre métodos de Galerkin, uma tese séria, diz coisas como “isto se faz em
todo o mundo, não apenas no Brasil”. Isso é um argumento próprio, ou melhor, suficiente
para um matemático?
Bom,
os DA’s, mas especialmente os de esquerda, como em meu caso (há DA’s de
diversos estilos: religiosos, apolíticos e até de direita, como Brigitte Bardot),
devemos nos confrontar com uma nova massa poderosa, além dos que têm as armas,
o poder institucional e o dinheiro, agora aparecem os cientistas. Nossa! Um
caso para que Clark Kent se transforme em Super Homem.
Mas,
as coisas não são assim tão lineares. A relação entre ciência e sociedade é um
problema complexo que têm séculos de história, começando com o confronto de
Marx e Engels com os positivistas e malthusianos. Podemos, pelo menos, fazer
uma observação geral até retomar a questão em outro texto.
O que
hoje se chama “ciência” (chamada até 1844 Filosofia
Natural, quando Wheeler aplicou a ela o termo science) foi filha da velha filosofia especulativa, cujos mitos e
divagações combateu desde a época antiga (Epicúreos contra os dogmas Aristotélicos)
e a época medieval (Escola de Oxford contra as invencionices de Santo Tomás),
até crescer e poder prescindir totalmente da filosofia especulativa, com
Galileu, Newton e a brilhante era da razão dos séculos 17 e 18. Quando Newton
inicia seus Princípios Matemáticos da Philosophia
Natural, deixa claro: a física (filosofia natural) se ocupa da
matéria.
Ora,
se a ciência está fundada sobre o empirismo e o racionalismo em ação conjunta,
como é possível que a grande massa dos cientistas esteja equivocada? Esse é o
ponto.
Os
cientistas não estão equivocados. Mas nós devemos diferenciar entre racionalidade científica e racionalidade ética. Quando estas
estiverem integradas o mundo será uma maravilha, agora podemos reconhecer essa
integração nas obras de algumas poucas figuras brilhantes da história da
ciência do século XX como Bertrand Russell, Linus Pauling, Noam Chomsky... e
muitos seguidores desconhecidos.
Muitas
pessoas bem intencionadas, mas que desconhecem o ventre do mundo científico,
confundem um fato absolutamente verdadeiro: (a) A ciência é a única forma de
conhecimento objetiva, justificável, sistemática, aproximadamente explicativa,
e produtora de enunciados crescentemente confirmáveis; com um falso: (b) Os
cientistas são atores sociais que usam esse conhecimento para bem do mundo, de
maneira ética e generosa.
Esta
fábula pintada em (b), minha geração leu quando criança nos livros da moral
oficial, mas basta chegar a adolescência para saber que não é assim a coisa
real. As provas são esmagadoras: Alguém duvida que o 3º Reich teve de seu lado
não apenas engenheiros, médicos e tecnocratas, mas também grandes cientistas, físicos,
químicos e biólogos? Quantos prêmios Nobel em física trabalham na produção de
bombas atômicas? Seria possível a Guerra química sem especialistas na área? Quantos
prêmios Nobel americanos trabalham para o Pentágono, para a NSA, para a CIA?
Quantos químicos e biólogos se especializam em drogas usadas em tortura?
A
ciência é, grosseiramente falando, um conhecimento verdadeiro. Saber a verdade
permite a você gerar ações com alta probabilidade de sucesso. Essas ações,
porém, não têm moral própria. É o ator social que as dota de moral. Uma mesma
teoria pode servir para construir um mundo melhor, ou para enriquecer donos de laboratórios,
fabricantes de armas, exércitos, vigaristas e genocidas.
Então,
os cientistas com ética pragmática não são inimigos novos. Eles são apenas
executores, numa área da sociedade, dos interesses dos antigos inimigos: os
grandes grupos econômicos.
Este foi um intermezzo. Volto ao
Instituto Royal.
Dramatis
Personae
No
rodapé da página que o Royal colocou na Internet institutoroyal.org.br, há um link que promete mais
informação. Clicando, aparece um vídeo onde uma senhora fala das virtudes do
Royal e da malignidade dos invasores.
Essa
senhora é mencionada pela mídia como Silvia
Ortiz, mas também aparece em alguns outros lados como Sílvia Barreto Ortiz.
No
único lugar onde existem dados que podem dar um perfil de Ortiz é na biblioteca
da UNICAMP onde aparece sua dissertação de mestrado. Aí, ela está inscrita
como: Silvia Colletta Barreto da Costa
Ortiz.
Mas,
seu nome não aparece na plataforma de currículos Lattes. Nesta plataforma, mais de um
milhão de pessoas vinculadas com o mundo da ciência inscrevem seus currículos. Qualquer
pessoa interessada em atuar na área científica pode fazer isso: doutores, mestres,
graduados, estudantes, técnicos, até autodidatas.
Na busca
que fiz com os indicadores “silvia ortiz” e os expandidos “silvia barreto...”,
com ou sem acento, seu currículo não é encontrado. Se quiser experimentar por
sua conta, procure “cnpq”. Todo cientista tem interesse em figurar no Lattes, inclusive
aqueles que abandonam definitivamente a ciência. Meu currículo, desatualizado,
é claro, ainda se conserva após de 7 anos de aposentado da vida científica.
Procurando
no buscador do Google, encontrei 34 referências a Silva Barreto Ortiz, a
maioria vinculada com o incidente dos Beagles. Veja aqui. Nunca vi um cientista, mesmo jovem, ter menos de um milhar de
referências. Poderia supor-se que Ortiz tem algum interesse em passar
despercebida.
Mas, ela
aparece sim no depósito virtual de dissertações e teses da UNICAMP. Este é um
procedimento padrão da Universidade, e não depende da vontade do autor. Em
02-12-1996, defendeu uma dissertação de mestrado no Programa de Genética e
Biologia Molecular.
Nesse
acervo (vide) a busca devolve apenas um
resultado, que é uma dissertação de mestrado
orientada por Julia K. Sakurada. A dissertação pode ser baixada por qualquer
pessoa que preencha um breve cadastro no mesmo site. O trabalho estuda os
aspectos genéticos da resistência de camundongos a certo agente patógeno. A
dissertação confirma afirmações feitas por Ortiz nos últimos dias sobre a
necessidade de usar animais saudáveis em experimentação, para evitar
contaminação. Seu mestrado parece atentar à criação de um biotério de animais
sãos, como sua atual atividade na USP confirma. Nesta universidade, Ortiz
aparece como diretora dos biotérios, mas não temos encontrado nenhum dado
relativo a seu doutorado.
No
site do Institut Pasteur, de Paris (vide), encontramos 81 referências a “Ortiz”, mas todas elas se
referem a pessoas com nomes diferentes de “Silvia” ou qualquer outro da gerente
do Royal. Doutorado não significa sabedoria, muito menos ética, mas fico
intrigado por saber onde Ortiz fez o seu. Fez?
Silvia
Barreto Ortiz é também presidente do COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal). O colégio aparece em
seu estatuto (vide) como uma “sociedade civil, de
caráter científico cultural, sem fins lucrativos”. Segundo isso, se sustenta
com as mensalidades dos sócios.
Não
Apenas Animal Testing
O
fato de que Ortiz estivesse vinculada à UNICAMP e a USP foi usado como uma credencial
de virtude por parte de cientistas e comunicadores. Não pode criticar-se esta adoração
quase religiosa pelas pessoas instruídas (que raramente se vê em outros países)
numa sociedade onde até ter uma escola primária de mínima qualidade é um grande
privilégio, e onde as grandes universidades, especialmente as paulistas, se
gabam de seu ranço elitista.
Contudo,
apesar de estar num dos setores com menos demanda por parte do capitalismo
(lógica matemática e história da ciência), nos 19 anos na Unicamp pude perceber
que era difícil encontrar algum colega do campus que não fizesse parte de um
convênio, ou tivesse uma consultoria paga através de fundações da mesma
universidade, ou superpusesse mais de uma dedicação “exclusiva”, ou que não
desse prioridade a seu consultório, escritório, empresa de planejamento ou
assessoria, e assim em diante, sem faltar o caso de acúmulo de salários de dois
países, embora esses casos fossem raros.
Mas,
também a UNICAMP tem um histórico sobre experimentação animal muito especial.
Pelo menos no único caso que foi divulgado, usaram-se membros da espécie homo sapiens para experimentos com
anticoncepcionais NORPLANT, que produziram danos catastróficos dos quais
ninguém foi responsabilizado.
Não é
possível dar referências on-line, porque os sites que denunciaram o caso foram
desativados pouco depois, por causa de ordens de ninguém-sabe-quem. Era o
período entre 1985 e 1993, e a Unicamp coordenou uma ação da qual umas vinte
universidades brasileiras se tornaram cúmplices.
A
médica Giselle Israel e a
socióloga Solange Dacach se
arriscaram a fazer uma detalhada pesquisa num universo de 3.544 mulheres das
favelas do Rio de Janeiro, até onde os experimentadores chegaram com suas
amostras de Norplant. O trabalho das denunciantes foi publicado no Brasil, mas
anos depois saiu de circulação. Finalmente, o livro foi publicado em Texas. O
leitor encontra uma versão no setor Google books, aqui:
The
Norplant Routes-Detours of Contraconception.
Os experimentos
em mulheres, pobres e afrodescendentes em sua maioria, foram feitas no Brasil,
pois na Finlândia, pátria da matriz, bem como em outros países, as leis
proibiam a experimentação em humanos, salvo no caso de voluntários. No caso em
apreço, as mulheres nem sabiam exatamente o que estavam recebendo.
A
droga não apenas barrou a concepção, como também deixou muitas mulheres
estéreis. Além disso, as vítimas sofreram cefaleias (26%), agitação, ansiedade,
confusão e agressividade (20%), obesidade (18%) e uns 10% de cistos, queda do
cabelo, lesões ao útero e infeções.
Mesmo
assim, o coordenador do experimento da UNICAMP, o ginecologista LB, afirmava
que o Norplant era totalmente confiável.
Nosso
atual ministro de ciência talvez teria dito: “Por que tanto alvoroço? Não somos
os únicos em fazer experimentos.” Com efeito, o Norplant foi experimentado em
24 países, míseros quintais do 3º mundo habitados por pessoas esfomeadas e
marginalizadas, e alguns deles governados por ditaduras.
Não é
raro, então, que os cientistas apoiem sem qualquer restrição experiências em
animais não humanos, sendo que os experimentos com humanos só podem ser feitos
em lugares muito afastados e discretos e isso custa dinheiro.
Quem
tem possibilidade de fazer pesquisa de arquivos de jornais, pode ler a
reportagem do Jornal do Brasil, caso
a página não tenha sido censurada.
LEAL, L. N. Entrevista com Marinete Souza de Farias.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 de maio 1997.
Algumas
pessoas talvez ainda guardem o livro original
ISRAEL, G; DACACH, S. As rotas do Norplant: desvios da
contracepção. Rio de Janeiro: Redeh, 1993.
O Mistério
do Royal
É
óbvio que o Royal e seu staff estão
tentando se esconder, e isso parece ter sido sua atitude desde o começo. As
hipóteses sobre as causas deste mistério podem ser várias, mas todas são da
mesma índole.
A
“fabricação” de animais sãos, para serem alvo de experimentos e depois
descartados, deve ter parecido um negócio original e graúdo aos misteriosos e anônimos
fundadores do Royal. Com efeito, tendo como padrão de comparação o trato dos
doentes pobres nos hospitais, é evidente que os animais usados em
experimentação deviam estar eivados de diversas pestes, e os efeitos neles não
poderiam ser apreciados. Então, uma ideia
brilhante: laboratórios estrangeiros pagariam muito bem por experimentos
feitos em animais saudáveis.
Ora,
sendo que o Brasil não assina quase nenhum acordo internacional sobre proteção
aos animais e os poucos que por ventura tenha assinado não respeita, esse
mistério não seria necessário. Mas há outras razões; algumas são mais sociais,
outras mais econômicas.
Uma
razão é que o povo brasileiro, com seu singular naturalismo e sua sensibilidade
com os animais, promoveria, como aconteceu neste caso, uma reação muito grande
se todas as atrocidades ficassem óbvias como estas.
Mas, a
quem beneficiam estes atos de sadismo na experimentação com animais?
Se
descartarmos as disfunções psiquiátricas de alguns pesquisadores (Vide) fica o grande negócio da produção
de animais para experimentos tortuosos.
Com
efeito, a realização de numerosos experimentos cruéis onde se mutilam,
esquartejam, cegam, queimam e matam milhares de animais, diminui as despesas dos
laboratórios, pois é menos caro que experimentos In silico (simulação com computador) ou in vitro (ensaio com culturas).
Estas duas são formas que, combinadas com
experimentações reversíveis e indolores em animais não humanos e em voluntários
humanos, substituiriam totalmente a
prática atual de tortura e extermínio massivo de bichos.
Por
sinal, os argumentos que pretendem que as culturas também exigem experimentação
animal são falaciosos. O soro fetal bovino usado em muitas culturas, pode ser
extraído mediante uma cirurgia com anestesia. Isto se faz com cavalos de raça e
touros reprodutores, cuja saúde é cuidada pelos veterinários dos magnatas muito
mais que a de qualquer humano. Quanto à extração do feto sob anestesia é,
simplesmente, um aborto. Sendo o aborto aceitável
em humanos, por que não seria em animais?
Imagino
que os principais clientes sejam laboratórios estrangeiros, sendo que, qualquer
que seja o grau de civilização de um país, os capitalistas preferem dinheiro e
não direitos, sejam animais ou humanos.
Neste
sentido, em muitos países de Europa, e inclusive nos EUA, há restrições para o
uso de animais em experimentos. O Animal
Welfare Act (Laboratory Animal Welfare Act of 1966, P.L. 89-544) restringe
o uso de animais de sangue quente, salvo algumas espécies de ratos. Obviamente,
proíbe totalmente a tortura de bichos domésticos, especialmente gatos e cães,
que não podem ser utilizados mesmo mortos, por causa da dificuldade para saber
de que maneira morreram.
A
União Europeia possui diversas restrições de acordo com o país, mas o Testing ban de cosméticos é válido em todos eles (vide). É muito provável que o Royal tenha nesses laboratórios de cosméticos,
bem como nos dos produtos de limpeza, seus principais fãs. Um especialista não
identificado que colaborou no exame dos beagles
teria dito que as raspagens de pele em frio era típica de experimentos com
cosméticos.
Se os
ativistas se informam o suficiente com cientistas sensíveis (que existem) e
pressionam seus parlamentares, poderão conseguir que o Instituto seja
desativado, e seus responsáveis indiciados por crimes ambientais. É possível
que haja pessoas que sabem exatamente o que acontece no Royal, e que, se lhes
fosse dada proteção, talvez falassem. Essa é a esperança. E permitirá um grande
avanço ético na ciência.
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