Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Lírian Tabosa - "Poema para nós"




http://www.noticiasdenovaiguacu.com/2014/06/lirian-tabosa-lanca-livro-em-nova-iguacu.html

http://www.becodospoetas.com.br/profile/MariaLirianTabosaMachado

 

Cearense de Limoeiro do Norte, Lírian Tabosa chegou a Nova Iguaçu em 1956 e por lá se encantou. Nascida em 1933, essa senhorinha "arretada", que se prepara para publicar o sétimo livro de poesias, é considerada no meio cultural uma das maiores poetisas da cidade.
Inspirada pelas leituras do brasileiro Castro Alves e do português Guerra Junqueiro, ela escreveu seu primeiro soneto aos 15 anos. Na juventude, a poetisa se dedicou aos versos políticos e, por conta da militância comunista, acabou sendo exilada na Bolívia por cinco anos.
"Tive muitos namorados, mas nenhum marido. Acabei virando o que o povo chama de solteirona", conta a escritora, que criou 20 filhos adotivos. "Meu grande amor foi Che Guevara.  Eu o conheci no Rio em 1961 e o reencontrei na Bolívia em 1967", suspira Lírian ao abraçar uma imagem do revolucionário que ocupa um lugar de destaque em seu escritório. "Até hoje faço muitos poemas inspiradores na luta dele". 
Além da política, os temas que mais viram versos pela caneta da poetisa são o amor e a sua querida Nova Iguaçu. Em 2013,  uma das crônicas de Lírian sobre seu município do coração foi publicada no livro do jornalista Arnaldo Niskier, Crônica Para a Cidade Amada, com textos sobre cidades fluminenses. Em 2014, a escritora foi homenageada pela escola de samba Unidos do Cabuçu com o enredo Lirian Tabosa, Luta, Poesia e Luz. Lírian também é a organizadora de um encontro de poetas e do Festival Baixada Literária.

http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/lirian-tabosa

https://www.facebook.com/lirian.machado

"Poema para nós", de Lírian Tabosa 

https://www.youtube.com/watch?v=jCr5HIRklAs








http://liriantabosa.blogspot.com.br/








2013 - Lírian Tabosa, virou samba enredo da Escola de Samba Império de Cabuçu...

http://www.marymonteiro.blog.br/2013/01/lirian-tabosa-virou-samba-enredo-da.html




INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário