https://www.youtube.com/watch?v=b3E8jUfoYb8
Publicado em 12 de dez de 2014
Artista: Dona Anicide ToledoÁlbum: A voz feminina do Batuque de UmbigadaAno: 2012
Realização: Diretoria do Patrimônio Histórico de Capivari
Colaborador: Museu Afro Brasil
Produção: Flávio de Carvalho
Gravação e Mixagem: Studio Winner (Raí - Capivari)
Masterização: Absolute Master (Neto Grous - Capivari)
Design Gráfico: André Stenico
Percussionistas: Ariel Diego Caxias da Silva (Matraca), Silvio Celso Boaventura de Almeida (Quinjengue), Valmir Benedito e Carlos Roberto Toledo (Tambu).
Dona Anicide Toledo é uma das primeiras vozes femininas do Butuque de Umbigada, antigamente a função do cantador era exclusiva dos homens. Por esse motivo é considerada a "Dama do Batuque de Umbigada".
“Nóis ficava atrái da roda do fogo, sentado. Mái de veiz em quando, nóis levantava a turminha e dançava tamém, de lado. Mái não dançava junto com os grande...E dali foi vindo... Antigamente era quarqué dia, quarqué sábado era dia de batuque... casamento, festa de aniversário...”
(Depoimento concedido a Claudete de Sousa Nogueira em 22/07/2006)
"São João que me perdoe, do que eu vou falar aqui.
Precisa acabar o racismo, mas dentro de Capivari."
Dona Anicide Toledo nasceu em 6 de setembro de 1933, em Capivari (interior de São Paulo). Filha de Paulina Toledo e Justino Toledo. Seus avós Maria Leôncia de Toledo e Cândido de Toledo foram referência do Batuque em Capivari. Trabalhou como gari até se aposentar. É uma das poucas mulheres a cantar os pontos do batuque e se sobressai por compor pontos nos quais critica a discriminação racial e social na cidade.
(Vocês precisam e devem presenciar uma Batucada ao vivo, é simplesmente de uma energia incomparável. Saravá pra Dona Anicide e todo Batuque!)
INÍCIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário