Páginas
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
A COMISSÂO BRASIL-ITÁLIA
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
UNIÃO EUROPEIA: CONTINUAM OS LINCHAMENTOAS DE EXILADOS
Contexto Político
Exílio e Extradição
Ações Possíveis
Justizvollzugsanstalt (JVA)
Theodor-Fliedner-Straße 12
34121 Kassel
Alemanha
Sonja Suder
JVA Frankfurt III
Obere Kreuzäckerstraße 4
60435 Frankfurt am Main
Alemanha
Justiça suspende construção de Belo Monte no rio Xingu - 28/09/2011
A Justiça Federal no Pará determinou na terça-feira (27) a imediata paralisação das obras da usina de Belo Monte no rio Xingu, por considerar que 1.000 famílias que dependem da pesca serão prejudicadas. A decisão foi divulgada hoje.
Na liminar, o juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins, da 9ª Vara Ambiental, proíbe "qualquer obra que venha a interferir no curso natural" do rio.
A implantação do canteiro de obras e de alojamentos, porém, não está suspensa.
A decisão judicial foi resultado de uma ação da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (PA). A associação diz que a hidrelétrica vai inviabilizar a atividade pesqueira na região, pois as principais espécies de peixes seriam extintas.
Para o juiz, o prazo estabelecido para compensar quem vive da pesca é muito longo. Segundo ele, o projeto ambiental de Belo Monte só permite que pescadores retomem as atividades em 2020, prazo da última fase do projeto de aquicultura.
Caso descumpra a decisão, o consórcio Norte Energia, responsável pelas obras, terá de pagar multa diária de R$ 200 mil.
O Ibama concedeu em junho a licença de instalação de Belo Monte, que autoriza o início das obras. O Ministério Público Federal no Pará pediu a suspensão da licença.
A Norte Energia disse que ainda não foi notificada da decisão e que já prevê ações para mitigar impactos na pesca.
A COMISSÃO DA VERDADE E A LIÇÃO DE WEIMAR
"O texto atual do projeto estreita a margem de atuação da Comissão, dando-lhe poderes legais diminutos, fixando um pequeno número de integrantes, negando-lhe orçamento próprio; desvia o foco de sua atuação ao fixar em 42 anos o período a ser investigado (de 1946 a 1988!), extrapolando assim em duas décadas a já extensa duração da Ditadura Militar; permite que militares e integrantes de órgãos de segurança sejam designados membros da Comissão, o que é inaceitável.
Além disso, o texto atual do PL 7.376/2010 impede que a Comissão investigue as responsabilidades pelas atrocidades cometidas e envie as devidas conclusões às autoridades competentes, para que estas promovam a justiça".
Erro terrível dos comunistas alemães facilitou a chegada de Hitler ao poder |
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
NEUTRINO - MARCELO ROQUE; Glória Kreinz divulga
Neutrino
No vácuo das descobertas
seguem meus pensamentos
Bilionésimos de segundo
à frente da luz
Pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN),
divulgaram o resultado de um experimento envolvendo partículas
que, segundo os cientistas, alcançaram velocidade superior
a da luz
Tal resultado coloca em xeque uma das afirmações da Teoria da
Relatividade de Albert Einstein onde, no universo, nada poderia
superar a velocidade da luz
Se comprovada, esta descoberta nos fará repensar os alicerces
da Física moderna
Marcelo Roque
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263
terça-feira, 27 de setembro de 2011
A CONQUISTA DA VERDADE
SOU (ANTI)CANDIDATO À COMISSÃO DA VERDADE
Mesmo assim, fez coro à demagogia direitista da última campanha presidencial de José Serra, acusando Lula de haver montado "uma máquina mortífera" e repetindo chichês alarmistas como estes:
"Tem o PT com seu velho radicalismo, com as velhas idéias de amordaçar a imprensa (...), outra ponta dessa engrenagem é o sindicalismo comprado (...). Temos o Incra entregue ao MST, temos o desrespeito à lei de uma política externa que corteja os ditadores mais sanguinários da face da Terra. E é contra esse sistema de poder que nós vamos eleger o Serra e o Geraldo".É cogitado para a função de relator da Comissão da Verdade.
E o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já se candidatou a uma das sete vagas, assim como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Considero inadequadas tais postulações.
Aloysio, porque pende para a esquerda ou para a direita ao sabor dos ventos políticos.
Dirceu por ser alvo preferencial das campanhas de desqualificação da mídia -- vide a capa recente da revista Veja. Por que oferecer novos trunfos ao inimigo, que, é óbvio, torpedeará incessantemente a Comissão? Ele seria o homem errado no lugar errado.
FHC, por tudo que deixou de fazer, ao longo de dois mandatos, para que os torturadores respondessem por seus crimes. É um dos responsáveis por não se terem tomado providências efetivas na hora certa, de forma que as tentativas acabaram sendo tardias e, por isto mesmo, mais facilmente anuladas.
Quanto à CNBB, não tendo o catolicismo se apresentado unido contra o golpe e o terrorismo de estado, eu consideraria mais apropriada a inclusão de um representante do Tortura Nunca Mais -- até como tributo à figura exponencial da resistência ao arbítrio que foi d. Paulo Evaristo Arns.
De resto, eu também apresento minha (anti)candidatura.
Porque é preciso evidenciar sempre e a cada instante que existe um abismo entre a o sistema, a política oficial, a imprensa burguesa e o universo alternativo, trepidante, da internet, que vem sendo minha trincheira nos últimos anos.
Então, embora eu domine o tema em questão como poucos e tenha uma credibilidade virtual conquistada com muito trabalho, coerência e lutas vitoriosas, hoje estou reduzido à quase inexistência pela grande mídia e nunca sou cogitado para absolutamente nada em Brasília.
Mas, avalio que tenho uma importante contribuição a dar à Comissão. Daí pleitear um lugar nela, embora saiba que é uma hipótese das mais improváveis.
Assim como um sem-número de vezes pedi justificados direitos de resposta aos jornalões, mesmo ciente de que as boas práticas jornalísticas não seriam respeitadas.
Porque jamais devemos nos conformar com a privação de direitos; marcar posição é uma forma de resistirmos.
Há, claro, a ínfima possibilidade de que companheiros encampem tal bandeira e a tornem uma opção concreta -- para contarem, na Comissão, com um ex-preso político que jamais se vergará a conveniências nem vai descurar da missão de trazer à tona a verdade histórica sobre os anos de chumbo, custe o que custar.
Nesta eventualidade remota -- afinal, não faço parte de nenhum esquema influente --, a anticandidatura poderá até virar candidatura.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
domingo, 25 de setembro de 2011
JORNAL DA DITABRANDA DESQUALIFICA A COMISSÃO DA VERDADE
"...Não cabe a um organismo indicado pelo Executivo (...) estabelecer 'a Verdade', com 'V' maiúsculo, neste ou em qualquer assunto que seja.
...É irrealista supor que, no exíguo prazo de dois anos, uma comissão de 7 membros e 14 auxiliares, como estabelece o projeto, venha a levantar todos os casos de violação aos direitos humanos.
Em que medida (...) estariam contemplados representantes e defensores do próprio regime militar? Sua presença, não é exagerado supor, traria dificuldades e entraves ao trabalho da comissão. Sua ausência, por outro lado, abriria o flanco a acusações de parcialidade nas investigações.
A Comissão da Verdade cumpriria melhor seu papel, a rigor, se estabelecesse as condições mais amplas possíveis para o acesso dos cidadãos a documentos do período.
Investigações independentes, feitas por organizações, pesquisadores e jornalistas sem vínculos com o Estado, constituem no melhor mecanismo para se chegar mais próximo de um ideal nunca definitivo, a verdade histórica. Esta não é monopólio de nenhum colegiado oficial, por mais imparcial que seja".
E nada vai impedir que se batizem ruas e praças com os nomes de sérgio paranhos fleury, emílio garrastazu médici e outros que tais (as minúsculas são intencionais).
sábado, 24 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
REENCONTROS, LIBERDADE e OLHAR - MARCELO ROQUE; Glória Kreinz divulga
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263
Reencontros
Depois de tanto tempo,
tantos desencontros
e coisas por se dizer,
nunca um simples "oi" disse tanto
Marcelo Roque
.................................................................
Liberdade
Quero estar sempre livre
para poder me prender aquilo
que bem desejar
Marcelo Roque
............................................................................
Olhar
Atente-se mais aos meus olhos
nem tanto assim aos meus discursos
ou versos
Pois por mais que eu tente me expressar
há palavras que insistem em ser olhar
Marcelo Roque
Novo Linchamento Judicial nos EEUU
Segue o texto oficial da Anistia Internacional, que reproduz integramente o documento original de nossa organização. Por falta de tempo, tenho usado a tradução do jornal Expresso, de Portugal, que parece correta. Os grifos e os textos entre [] são meus.
Início do Texto
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
EUA executaram Troy Davis
15:33 Quinta
feira, 22 de setembro de 2011
|