Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

CORONELISMO E STARTUPS

*O coronelismo (a cultura do coronelismo) no Brasil está enraizado em todas as instituições (inclusive na área corporativa), mas quem sabe, as grandes transformações na área do trabalho possam contaminar o resto...

 

http://pme.pt/mundo-startups/

http://cio.com.br/gestao/2016/04/06/o-legado-das-startups-para-a-cultura-corporativa/

O legado das startups para a cultura corporativa


Iniciamos um dos períodos mais desafiadores do mercado de trabalho na história moderna, no qual as respostas dependerão de criatividade e liberdade


Fábio Saad*

Publicada em 06 de abril de 2016 às 08h05


Às vésperas da quarta revolução industrial, aquela que terá profundas bases na tecnologia, as grandes empresas se preparam para se manterem vivas. Com uma estrutura colossal e muitos processos, pode ser difícil acompanhar as transformações de forma tão rápida quanto o necessário. Por isso, as “gigantes” encontraram nos espaços de coworking, no investimento anjo e nas incubadoras, a maneira de estar perto de empresas – startups – que podem contribuir com a inovação necessária para continuarem competitivas.
Nas startups, o espaço para o novo é mais do que propício. Em geral, são comandadas por jovens empreendedores; possuem um ambiente informal e desburocratizado; cultura moderna e hierarquia horizontalizada; e horário flexível. Enfim, são diversas as características que favorecem a criatividade e agilidade. Ao investirem nessas empresas, as grandes esperam se beneficiar de alguma forma de toda essa ebulição de ideias.
Apesar do investimento, não há uma relação de dono. As startups são livres para negociarem com diversos clientes e inclusive colocarem-se à venda quando considerarem o momento propício. Como fica, então, a sustentabilidade dessa parceria no longo prazo? O que as grandes empresas podem fazer para reter o conhecimento e fazer com que a inovação esteja mais presente no dia a dia da organização?
Acredito que uma das primeiras coisas a serem levadas em consideração é implementar uma cultura que estimule a inovação. O índice mais famoso da bolsa americana que contempla as maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos, o S&P 500, serve para demonstrar a velocidade de transformação do mercado. Em 1958, média de tempo de vida de uma empresa no índice era de 61 anos. Em 1980, a média caiu para 25 anos, em 2011, para 18 anos, e, se continuarmos neste ritmo, 75% das maiores empresas americanas deixará o índice até 2027. Quem inovar sobreviverá e ganhará espaço no mercado.
Investimento em startups podem até ser uma estratégia interessante do ponto de vista financeiro. Agora, quando pensamos em inovação dentro de uma grande empresa é preciso lidar com mais alternativas. Utilizar o próprio capital criativo dos funcionários, estimulando ambientes colaborativos e tolerantes ao erro pode ser a solução.
Para isto, é preciso compreender e dar liberdade para as novas gerações. Raramente uma nova ideia dá certo na primeira tentativa. Saber até onde o erro será aceito e entender que ele faz parte do processo é fundamental para inovar. A partir daí, é possível utilizar outros recursos para manter a equipe engajada: realizar job rotation; criar programas de desenvolvimento; e aproximar a equipe da liderança da área são alguns dos exemplos.
Certamente iniciamos um dos períodos mais desafiadores do mercado de trabalho na história moderna, no qual as respostas futuras dependerão de muita criatividade e liberdade.
*Fábio Saad é gerente sênior da divisão de Tecnologia da Robert Half.


--------------------------------------------------------------------------------------

Lugares de papel: os coronéis na cidade de ilhéus e no romance G abriela, cravo e canela
 

 

 http://ojs.uespi.br/ojs/index.php/letrasrevista/article/view/368


Messias Nunes Correia Cláudio do Carmo Gonçalves UESC 



 Resumo: O artigo evidencia a metamorfose estética da arquitetura da cidade e os discursos de progresso associados ao coronelismo. Objetivas e a identificação dos lugares construídos, ocupados e transitados pelos fazendeiros no cenário urbano, político e no romance Gabriela, Cravo e Canela. Nesse aspecto, a partir da obra em estudo, analisa-se a crítica de Jorge Amado a uma visão hegemônica do discurso de progresso sob o signo dos coronéis. Para tanto, percorre-se a análise da obra de Jorge Amado em diálogo com a historiografia regional, da investigação dos jornais Gazeta de Ilhéos, Jornal de Ilhéos e Correio de Ilhéos, que circulavam na cidade, na primeira metade do século XX.  Palavras-chave: Lugares, Memória, História, Literatura, Gabriela, Cravo e Canela.
 



Texto completo:

PDF

Referências



AMADO, Jorge. Gabriela, Cravo e Canela: crônica de uma cidade do interior. Rio de Janeiro: Record, 2002.
AUGÉ, Marc. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 2001.
FALCÓN, Gustavo. Os Coronéis do Cacau. Salvador: UFBA, IANAMA, 1995.
LEAL, Victor Nunes. Considerações finais. In: Coronelismo, Enxada e Voto: o município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
RIBEIRO, André Luiz Rosa. Memória e Identidade: reformas urbanas e arquitetura cemiterial na região cacaueira (1880-1950). Ilhéus: Editus, 2005.
Letras em Revista (ISSN 2318-1788), Teresina, V. 04, n. 02, jul./-dez, 2013. 67
RIBEIRO, André Luiz Rosa. Família, Poder e Mito: o município de S. Jorge de Ilhéus (1880-1912). Ilhéus: Editus, 2001.
SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1997.
YATES, Frances Amélia. A Arte da Memória/ Frances A. Yates; trad. de Flávia Bacher. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
FONTES HEMEROGRÁFICAS
Jornal de Ilhéos, 1912-1913 Gazeta de Ilhéos, 1903 Correio de Ilhéos, 1922


















INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário