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Acompanhe programas e políticas de educação integral no decorrer da história brasileira
2007 | Projeto/ Programa: Programa Mais Educação
Ano: 2007
Área de Abrangência: BrasilResumo: O Programa Mais Educação
é um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento em Educação e a
principal ação indutora para a agenda de educação integral no país.
Criado em 2007, no governo Lula, o programa tem como foco a ampliação da jornada escolar e reorganização curricular,
visando uma educação integral, com um processo pedagógico que conecta
áreas do saber à cidadania, ao meio ambiente, direitos humanos, cultura,
artes, saúde e educação econômica. O Programa é coordenado pela
Coordenação de Ações Educacionais Complementares da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias estaduais e municipais de educação. Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007,
o Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por
meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como,
por exemplo, acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer,
direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação,
educação científica e educação econômica. As atividades tiveram início
em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27
estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação
para cinco mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no
Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes,
inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de
captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento,
Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Hoje, o Mais
Educação está em quase 60 mil escolas nos 26 estados e Distrito Federal. Referências: Ministério da Educação |
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2006 | Projeto/ Programa: Escola Integrada de Belo Horizonte
Ano: 2006
Idealizador(a): Secretaria Municipal de Educação Belo Horizonte (2006-2010)
Área de Abrangência: Belo Horizonte (MG)Resumo: A partir do conceito de Bairro-escola, de Cidades Educadoras e de Educação Integral, a Secretaria Municipal de Belo Horizonte, desenvolveu o Programa Escola Integrada, que tinha como grande objetivo fortalecer a relação entre a escola e a comunidade
onde se inseria. O programa ampliava a jornada educativa para nove
horas diárias e uma integração ao currículo de novas atividades
pedagógicas, em diálogo com formação pessoal, artes, esporte, cultura e
lazer. Além das próprias escolas, as atividades mobilizam parques,
centros culturais e outros espaços comunitários, que recebem os
estudantes em parcerias efetivamente colaborativas. O poder público
também atua articulado, integrando diferentes secretarias. E, para
apoiar as escolas na oferta de oficinas, o Programa congregava
estudantes universitários para apoiar as escolas na execução de
atividades. A escola recebia um cardápio de oficinas e seu professor
comunitário (havia um por unidade) determinava com os estudantes e corpo
docente quais seriam as oficinas ali oferecidas. Por fim, cada escola
operava seu orçamento para o programa de forma autônoma: a verba era
depositada em caixas-escolares e a escola tinha liberdade, dentre os
critérios dispostos da secretaria, para estruturar suas ações. Referências: Associação Cidade Escola Aprendiz *O programa continua, porém tem outras características. |
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2006 | Projeto/ Programa: Bairro-escola Nova Iguaçu
Ano: 2006*
Idealizador(a): SME Nova Iguaçu (2005-2010)
Área de Abrangência: Nova Iguaçu (RJ)Resumo:
Sob a égide da educação integral e do conceito de Bairro-escola,
desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz a partir de
experiências práticas em diversas localidades brasileiras, a prefeitura
de Nova Iguaçu criou e implementou o programa Bairro-escola Nova Iguaçu.
No programa, praças, clubes comunitários, teatros e até as próprias
ruas viraram espaços educativos. Como extensão das salas de aula, esses
espaços eram acionados pelas escolas em parceria com o governo
municipal, oferecendo aos estudantes outras possibilidades educativas,
sempre ancoradas no currículo e na proposta pedagógica da escola. Além
da reformulação curricular e mudança no papel dos professores, assumindo
dentro da escola, novos agentes educativos, o Bairro-escola propôs a
reconfiguração da cidade como um todo. O projeto era concebido intersetorialmente e reunia todas as secretarias sob a agenda da educação integral. Referências: Associação Cidade Escola Aprendiz *O programa continua, porém tem outras características. |
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2002 | Projeto/ Programa: Comunidades de Aprendizagem
Ano: 2002
Idealizador(a): Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos e Instituto Natura a partir das investigações e estudos do Centro Especial en Teorias Y Prácticas (Crea), da Universidade de Barcelona.
Área de Abrangência: Barcelona e diferentes cidades
brasileirasResumo:Desenvolvido em inúmeras escolas espanholas e
pesquisado pelo Centro Especial en Teorias Y Prácticas (CREA), da
Universidade de Barcelona, o conceito de Comunidades de Aprendizagem
consiste em uma série de ações desenvolvidas pela comunidade escolar e
da comunidade do entorno para transformar social e culturalmente a
escola e o território. A partir de uma investigação ativa do projeto
politico pedagógico, as instituições escolares são convidadas a repensar
sua participação na comunidade e os melhores caminhos para maximizar a
aprendizagem dos estudantes. A prática acontece em muitas escolas de
Barcelona, em diálogo com a agenda de Cidade Educadora, promovida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). No Brasil, o conceito é estudado pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos
e testado em diferentes cidades brasileiras com o apoio do Instituto
Natura a fim de viabilizar caminhos para o conceito apoiar a
estruturação de novas políticas públicas educacionais. Referências: Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa |
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2000 | Projeto/ Programa: Centros Educacionais Unificados (CEUs)
Ano: 2000
Idealizador(a): Governo Marta Suplicy
Área de Abrangência: São Paulo (SP) Resumo: Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) foram criados em 2000, na capital paulista durante a gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). Os centros, que existem até hoje e permaneceram como política de governos posteriores, são constituídos por creche, educação infantil e fundamental, além de estruturas para desenvolver práticas educacionais, recreativas e culturais no mesmo espaço da formação escolar e têm como proposta agregar a comunidade do entorno à oferta de atividades. Referências: Ministério da Educação, Educação integral : texto referência para o debate nacional – Brasília : Mec, Secad, 2009.
Projeto/ Programa: Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano – CEEGP
Ano: 2000
Idealizador(a): Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Área de Abrangência: de início em Pernambuco, mas segue em expansão para vários estados do país desde 2008.
Resumo: A partir do ano 2000, foi iniciado um processo de revitalização da segunda escola mais antiga em atividade no Brasil, o Ginásio Pernambucano. A partir de 2004, a escola passou a funcionar como Centro de Ensino Experimental desenvolvendo um modelo de educação com inovações em conteúdo, método e gestão para o ensino médio, orientado por práticas pedagógicas e de gestão participativas com forte envolvimento dos jovens atuando como protagonistas do processo educativo. Concebido pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação – ICE, este modelo inovador opera um currículo plenamente integrado entre as diretrizes e parâmetros formulados pelo Ministério da Educação e as inovações fundamentadas na diversificação e enriquecimento necessários para apoiar o estudante na elaboração do seu Projeto de Vida – essência da proposta e no qual reside toda a centralidade da proposta curricular. A ampliação do tempo de permanência de estudantes e dos educadores é parte do conjunto de estratégias fundamentais que materializam os princípios e fundamentos da iniciativa. Dentre as várias premissas para a sua operação, a permanente e qualificada capacitação da direção, da equipe pedagógica e administrativa e da comunidade de pais e estudantes também é parte fundamental do seu modelo de gestão. O modelo inspirou até o ano de 2007, a criação de 20 escolas em tempo integral nas diversas macrorregiões do estado de Pernambuco – em 2008 foi transformado em política pública por Lei estadual e atualmente, na região, cerca de 160 escolas operam nesse formato. Desde então a proposta foi expandida por meio de cooperação entre o ICE, parceiros como o Instituto Natura e Secretarias de Educação estaduais e municipais para outras escolas no Ceará, Piauí, Sergipe, São Paulo, Goiás e nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza e Sobral (CE) e Recife (PE). Referências: ICE Brasil. |
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1993 | Projeto/ Programa: Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) de Seropédica
Ano: 1993
Idealizador(a): Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Área de Abrangência: Seropédica (RJ)Resumo:
O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) de
Seropédica nasceu em 1993, a partir da solicitação de estudantes dos
cursos de licenciatura do campus central da Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro (UFRRJ) que desejavam experimentar processos de
educação integral como educadores ainda durante a graduação. O centro
foi implementado no município de Seropédica, distante a 75 quilômetros
da capital, e tinha como objetivo a maior integração da comunidade com o
processo escolar e o acompanhamento dos estudantes de licenciatura
desde a pré-escola até a graduação. O projeto ainda existe no município e
também foi ampliado a outras regiões do Rio de Janeiro. Referências: Coutinho, Maria Angélica. A história da educação integral em Seropédica a experiência do CAIC.VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e fronteiras na história da educação no Brasil. De 20 a 23 de Maio de 2013. Mato Grosso: UFMT/ Instituto da Educação, 2013. Acesso em 25 de Junho de 2013. |
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1990 | Projeto/ Programa: Cidades Educadoras
Ano: 1990
Idealizador(a): Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).
Área de Abrangência: Barcelona e, posteriormente mais de 450 cidades ao redor do globo.
País: De início, Espanha e, hoje, em torno de 40 países.Resumo::
O conceito de cidades-educadoras surgiu em 1990, após realização do I
Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona,
na Espanha e tem como proposta que a cidade seja um ambiente comunitário
e educador, valorizando o aprendizado vivencial, que envolve todos os
cidadãos. Na cidade educadora, todos os espaços podem servir para o
processo de aprendizagem e a escola deixa de ser um espaço isolado para
se juntar às outras experiências educativas que acontecem na cidade.
Para ser reconhecido como uma cidade educadora, o município precisa
preencher uma série de requisitos e compromissos indicados pela
Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Referências: Associação Internacional de Cidades Educadoras |
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1980 | Projeto/ Programa: Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs)
Ano: 1980
Idealizador(a): Darcy Ribeiro
Área de Abrangência: Rio de Janeiro (RJ)Resumo:
Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) foram idealizados
pelo sociólogo Darcy Ribeiro nos anos de 1980, a partir da experiência
do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, experiência da Bahia. Durante os
dois mandatos do então governador Leonel Brizola
(PDT), foram criados aproximadamente 500 prédios escolares que
respondiam a uma estrutura denominada “Escola Integral em horário
integral”. Os CIEPs atendiam crianças e adolescentes em turnos
estendidos e buscavam oferecer, além das atividades pedagógicas
tradicionais, outras possibilidades educativas, recreativas e culturais e
amparo assistencial, como atenção básica à saúde e alimentação aos
estudantes. Referências: Ministério da Educação, Educação integral: texto referência para o debate nacional. – Brasília : Mec, Secad, 2009. |
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1960 | Projeto/ Programa: Escolas-classe e Escolas-parque
Ano: 1960
Corrente filosófica: Movimento Escolanovista (Educação Nova)
Idealizador(a): Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro
Área de Abrangência: Brasília (DF)Resumo:Em
1960, Anísio Teixeira junto ao antropólogo Darcy Ribeiro e outros
importantes nomes da educação brasileira, criaram o Plano Humano do
Distrito Federal. Com a fundação da cidade de Brasília foram inaugurados
vários centros educacionais, construídos na mesma perspectiva do Centro
Educacional Carneiro Ribeiro, implementado em Salvador, na Bahia. O
Centro de Educação Elementar, pioneiro entre as iniciativas na capital,
era formado por diversos prédios escolares, que abrigavam jardim de
infância, escolas-classe e uma escola-parque. Foram construídas
escolas-classe e escolas-parque, onde eram realizadas atividades
variadas, na mesma perspectiva da formação desenvolvida na proposta
baiana. O sistema idealizado por Anísio Teixeira possibilitou também a
criação da Universidade de Brasília (UNB)
e do Plano para a Educação Básica, importantes marcos na discussão de
uma agenda pública de educação para todos os cidadãos brasileiros. Referências: Ministério da Educação, Educação integral : texto referência para o debate nacional – Brasília: Mec, Secad, 2009. |
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1950 | Projeto/ Programa: Centro Educacional Carneiro Ribeiro
Ano: 1950
Idealizador(a): Anísio Teixeira
Área de Abrangência: NacionalResumo:Entre os estudiosos que assinaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,
destaca-se o educador Anísio Teixeira (1900 -1971), que em 1948 foi
secretário de educação e saúde do governo de Otávio Mangabeira, na
Bahia. Anísio Teixeira foi responsável pela implementação do primeiro
modelo de Educação Integral bem sucedido no Brasil, com a criação do
Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), em Salvador, em 1952. Nesse
modelo, as atividades escolares aconteciam nas chamadas escolas-classe
no turno básico e nas Escolas-Parque no contraturno, complementando a
aprendizagem em sala de aula. Haviam quatro escolas-classe com mil
alunos cada uma, construídas ao redor de uma única escola-parque com
capacidade para 4 mil estudantes em turnos alternados. A escola-parque
tinha como objetivo oferecer uma Educação Integral, garantindo à
criança alimentação, atividade esportiva e artística, higiene, maior
socialização, além de preparação para o mundo do trabalho e de
discussões permanentes sobre cidadania e cultura colaborativa. Referências: Biblioteca Virtual Anísio Teixeira |
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1932 |
Projeto/ Programa: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Ano: 1932
Idealizador(a): Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Cecília Meireles e outros 23 intelectuais brasileiros.
Área de Abrangência: NacionalResumo: O
manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por 26 importantes
intelectuais brasileiros, foi lançado em 1932 e teve como objetivo
implementar um sistema de Ensino Público no Brasil que integrasse
diferentes frentes de aprendizagem: leitura, aritmética, escrita,
ciências físicas e sociais, artes industriais, desenho, música, dança,
educação física, saúde e alimentação. No manifesto a escola era descrita
como um elemento vivo, que pode sofrer alterações conforme o meio
social onde está inserida. A influência da família e de toda a sociedade
no processo educativo já aparecem na declaração como uma necessidade
real para alcançar um modelo educacional eficiente.
Referências:AZEVEDO, Fernando. et al. Construção educacional no Brasil: ao povo e ao governo; manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Nacional, 1932. Disponível na plataforma brasileira de obras em Domínio Público |
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