Páginas

domingo, 15 de novembro de 2015

Conflito de informações na tragédia em Mariana

Conflito de informações na tragédia em Mariana

Na Coletiva de Imprensa que acaba de acontecer em Mariana com o governador Pimentel (PT),entre outros, há choque de informações sobre vítimas da tragédia em Minas Gerais e desespero das famílias continua.

http://www.esquerdadiario.com.br/Conflito-de-informacoes-na-tragedia-em-Mariana

 
Acaba de acontecer a Coletiva de Imprensa em Mariana, em que falou o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), o coronel Helbert Figueiró, coordenador estadual da Defesa Civil de Minas Gerais e, por fim, o coronel Walberto do Corpo de Bombeiros, onde houve choque de informações com os primeiros pronunciamentos oficiais, já que haviam confirmado duas mortes frutos da tragédia de quinta-feira, e agora, colocam uma morte por mal súbito (no momento inicial da ruptura das barragens) e a segunda, deixaram de relacionar com o ocorrido, dizendo que ainda estão em análise os motivos da morte da segunda pessoa.

O Esquerda Diário conversou com Flavia Vale, dirigente do MRT que está em Mariana prestando solidariedade às vítimas e esteve presente na Coletiva de Imprensa: " Este choque de informações mostra ainda mais a necessidade de uma abertura das investigações e da apuração numa perspectiva que seja independente dos interesses das mineradoras e dos governos, pois se seguir assim, a população continuará sem nenhum esclarecimento da situação dos seus familiares queridos".

Flavia ainda disse "Além dessa segunda morte a ser analisada, há um terceiro corpo que foi visualizado em Acaiaca e ainda precisa ser retirado dos escombros e analisado. O distrito de Bento Rodrigues permanece fechado pela polícia militar a pedido da mineradora Vale, o que contribui para as informações desencontradas e o desespero das famílias. É preciso que essa investigação independente, se dê através da criação de um comitê de gestão da crise, composta por trabalhadores e população, com suas organizações de base, sindicatos, associações de moradores, para que realmente seja feita uma apuração dos fatos que permita chegar aos responsáveis e às causas reais dessa tragédia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário