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sexta-feira, 23 de outubro de 2015

HEIDEGGER









https://pt.wikipedia.org/wiki/Ser_e_Tempo

Ser e Tempo


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ser e tempo (em alemão: Sein und Zeit) foi o maior e mais influente trabalho do filósofo alemão Martin Heidegger, sendo publicado em 1927. Seu principal propósito é a elaboração concreta sobre a questão do sentido do ser.
Ex-noviço jesuita, Heidegger apresentou um novo método de indagação sobre "a natureza do ser". O livro descarta a dicotomia entre o homem racional e o universo insensato em que habita e considera o homem como um participante ativo do "mundo das coisas".[1]
Quando escreveu Ser e Tempo, Heidegger era professor da Universidade Freiburg, Alemanha. Mais tarde, entrou para o partido nazista e tornou-se reitor durante a ascensão de Hitler. Entretanto, renunciou ao cargo em 1934 e, após a guerra, repudiou o nazismo.[2]

















































http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rk1xtg908X8J:www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/viewFile/64801/67418+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

ou

http://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/viewFile/64801/67418


https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Heidegger

Martin Heidegger (Meßkirch, 26 de setembro de 1889Friburgo em Brisgóvia, 26 de maio de 1976) foi um filósofo alemão.
É um dos pensadores fundamentais do século XX - ao lado de Russel, Wittgenstein, Adorno, Poper e Foucault - quer pela recolocação do problema do ser e pela refundação da Ontologia, quer pela importância que atribui ao conhecimento da tradição filosófica e cultural. Influenciou muitos outros filósofos, dentre os quais Jean-Paul Sartre.(...)

 Citação

Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo; quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez; quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no Oriente; quando tempo significar apenas rapidez online; quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos, quando um desportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo; quando as cifras em milhões significarem triunfo, – então, justamente então — reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora? A decadência dos povos já terá ido tão longe, que quase não terão mais força de espírito para ver e avaliar a decadência simplesmente como… Decadência. Essa constatação nada tem a ver com pessimismo cultural, nem tampouco, com otimismo… O obscurecimento do mundo, a destruição da terra, a massificação do homem, a suspeita odiosa contra tudo que é criador e livre, já atingiu tais dimensões, que categorias tão pueris, como pessimismo e otimismo, já haverão de ter se tornado ridículas.

Martin Heidegger, (1889-1976), em Introdução à Metafísica.

Publicações


  • Novas Indagações sobre Lógica (1912);
  • O Problema da Realidade na Filosofia Moderna (1912);
  • A Doutrina do Juízo no Psicologismo (1914);
  • A Doutrina das Categorias e da Significação em Duns Scoto (1916);
  • O Conceito de Tempo na Ciência da História (1916);
  • Ser e Tempo (1927);
  • Que é Metafísica? (1929);
  • Da Essência do Fundamento (1929);
  • Kant e o Problema da Metafísica (1929);
  • Hölderlin e a Essência da Poesia (1936);
  • A Doutrina de Platão sobre a Verdade (1942);
  • Da Essência da Verdade (1943);
  • A Carta sobre o Humanismo (1949);
  • Caminhos Interrompidos ou Caminhos de Floresta (1950);
  • Introdução à Metafísica (1953);
  • Da Experiência de Pensar (1954);
  • O Que é Isto, a Filosofia? (1956);
  • Da Pergunta sobre o Ser (1956);
  • O Princípio da Razão (1956);
  • Identidade e Diferença (1957);
  • A Caminho da Linguagem (1959);
  • Língua e Pátria (1960);
  • Nietzsche (1961);
  • A Pergunta sobre a Coisa (1962);
  • Tese de Kant sobre o Ser (1962);
  • Marcas do Caminho (1967);
  • Sobre o Assunto Pensamento (1969);
  • Fenomenologia e Teologia (1970);
  • Heráclito (1970);
  •  
  •  https://colunastortas.wordpress.com/2015/04/17/heidegger-pec-maioridade/

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