Páginas

sábado, 22 de agosto de 2015

PRAÇA DAS ARTES - ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE SÃO PAULO E ETC


Escola Municipal de Música de São Paulo
Praça das Artes
Av. São João, 281 – 2º Andar
Tel.: +55 11 4571 0466


http://theatromunicipal.org.br/formacao/escola-municipal-de-musica/

 https://www.facebook.com/pages/Escola-Municipal-de-M%C3%BAsica-de-S%C3%A3o-Paulo/200370743313620

https://www.facebook.com/pracadasartes

http://theatromunicipal.org.br/espaco/praca-das-artes/

http://theatromunicipal.org.br/espaco/praca-das-artes/#sala-do-conservatorio

http://theatromunicipal.org.br/espaco/praca-das-artes/#programacao

http://theatromunicipal.org.br/espaco/praca-das-artes/#sala-de-exposicoes

 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/14.161/4984


O complexo arquitetônico Praça das Artes ganhou no dia 5 de dezembro de 2013 o prêmio Building of the year (Edifício do ano) outorgado pela revista inglesa Icon. Neste ano, onze categorias envolvendo arquitetura e design foram premiadas pela comissão julgadora formada por especialistas nestas duas áreas: Daniel Charny, Tom Dyckhoff, Kate Goodwin, Sam Jacob, Rowan Moore e Christopher Turner.


Projeto assinado pelos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz do escritório Brasil Arquitetura, e Marcos Cartum, da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo, a Praça das Artes venceu uma disputa acirrada com importantes edifícios de outros países, todos assinados por arquitetos e escritórios reconhecidos internacionalmente: Halley VI, estação de pesquisas na Antártica, do escritório inglês Hugh Broughton Architects; Louvre-Lens, museu de arte em Lens, França, do escritório japonês Sanaa; Parrish Art Museum, em Nova York, do escritório suíço Herzog & de Meuron; The Shard, arranha-céu em Londres, do escritório Renzo Piano Building Workshop, cujo titular é italiano, mas que conta com sedes em cidades de três países distintos: Gênova, Paris e Nova York.(...)















 http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/empreendimentos/unidades_da_cultura/index.php?p=39269

Complexo cultural Praça das Artes

Projeto prevê a construção de prédio de 11 andares que abrigará salas de ensaio e a restauração do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo



Obras no estacionamento Foto: Luciana Tortorello
As obras da Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú, região central, passaram por vistoria na quarta-feira (21). O projeto tem como objetivo restaurar o prédio do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e construir edificações destinadas a abrigar as sedes das Escolas Municipais de Música e de Dança, dos Corpos Artísticos e o Centro de Documentação Artística da cidade. Além disso, o complexo cultural vai auxiliar na requalificação da região ao contribuir com o Projeto de Revitalização do Centro.

A Praça das Artes está localizada na Quadra 27, no Anhangabaú, e é delimitada pela Avenida São João e pelas ruas Conselheiro Crispiniano e Formosa. O projeto consiste na construção de um edifício denominado Corpos Artísticos que possuirá 11 andares e abrigará as salas de ensaio da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade, Coral Lírico, Quarteto de Cordas e o Coral Paulista. Também prevê a restauração do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, o que garante à música de Câmara um espaço reservado para sua prática e para que ela retome o papel de destaque na agenda cultural da cidade. Além disso, segundo Calil, as novas instalações da Praça das Artes garantirão maior sinergia entre os grupos artísticos do Theatro Municipal, que possui escolas de dança e de música, duas orquestras, dois corais, um balé e um quarteto de cordas atualmente espalhados em prédios pela cidade.

A Praça das Artes contribui ainda para retirar grande parte dos ensaios desses grupos do palco do Theatro Municipal, liberando-o para um número maior de apresentações artísticas para a população. Segundo Calil, as intervenções também resolverão um antigo problema urbanístico do local a partir da interligação do Vale do Anhangabaú e o Largo do Paissandu.

Ao lado do Conservatório será erguido o edifício do Centro de Documentação Artística, que abrigará o acervo do Conservatório. Este acervo será higienizado, restaurado e, futuramente, aberto à consulta pública. O prédio das escolas de Música e Dança terá comunicação com o Conservatório Dramático e Musical e terá áreas ajardinadas com quiosques, bancas de revistas, cafés, livraria, floricultura e uma alameda de serviços com caixas eletrônicos. Por fim, a Praça das Artes será composta por um estacionamento com saída para a rua Conselheiro Crispiniano com 200 vagas distribuídas em dois pavimentos.

Texto SECOM
Edição: Maria Regina Nogueira

*ENDEREÇO:

Praça das Artes

Avenida São João, 281 - Centro, São Paulo - SP, 01035-970
Tel.: +55 11 4571 0466
Telefone:(11) 3209-6580





















http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL607265-5605,00-ESCOLA+CENTENARIA+E+AMEACADA+DE+DESPEJO+EM+SP.html

19/06/08 - 16h23 - Atualizado em 19/06/08 - 19h05

Escola centenária é ameaçada de despejo em SP *(ano 2008)

Placa que identifica o Conservatório Musical já foi retirada, segundo funcionários.
Secretaria Municipal de Cultura diz que início de desapropriação foi adiado na quarta (18).



 *(ano 2012)
 http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2012/12/1193911-praca-das-artes-abre-na-quarta-feira-ja-com-projeto-de-ampliacao.shtml












Nenhum comentário:

Postar um comentário