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quarta-feira, 1 de julho de 2015

FREUD - (pulsão, sublimação, arte e Adorno)



obra de Lucian Freud (neto de S.Freud)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucian_Freud




http://lounge.obviousmag.org/embriaguez_artistica/2012/12/as-traumaticas-aventuras-do-filho-de-freud.html



















http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0102-73952011000200007&script=sci_arttext


PS - Pulsão e Sublimação: a trajetória do conceito, possibilidades e limites

RESUMO
A autora traça a trajetória do conceito de Sublimação na obra freudiana, desde a correspondência com Fliess, no Rascunho L, em 1897, até o Esboço de Psicanálise, publicado em 1940, após a morte de Freud. A Sublimação é um dos destinos da pulsão e consiste no processo de desvio das forças pulsionais sexuais para um alvo não sexual, em atividades socialmente valorizadas, como a arte, a ciência e o esporte. Diferentemente do recalque, que é outro destino da pulsão, e que vai da formação do sintoma à neurose, a Sublimação inclui a formação reativa, que vai firmar os traços de caráter, até chegar à disposição artística. Como possibilidades da Sublimação aparecem: sua ligação com o desejo, que impulsiona as criações humanas, e o humor, que bane o sofrimento e afirma a invencibilidade do eu. Depois da introdução da pulsão de morte, a Sublimação é vista como liberadora das pulsões agressivas do supereu, pulsões que lutam contra a libido, deixando o eu exposto ao perigo de maus-tratos e morte. Na Clínica Psicanalítica a Sublimação é percebida sempre que há transformação das pulsões em criações culturais, sendo este o propósito da análise: substituir a pulsão de morte por Eros. Lacan diz que na Sublimação há a elevação do objeto à dignidade da Coisa. Isso se dá na criação artística. No final do texto, a autora salienta os Limites da Sublimação, apresentando um breve resumo da vida e obra de três artistas: Amedeo Modigliani, Egon Schiele e Frida Kahlo. Os três tiveram êxito em expressar seu poder criativo, embora a Sublimação não tenha conseguido livrá-los do sofrimento humano. Isso acontece porque o artista, para criar, tem de manter contato com a fonte das pulsões perigosas e destrutivas para o eu. A maior ou menor distância dessas fontes pulsionais é que vai trazer ou não o equilíbrio psíquico para o artista criador.
Palavras-chave: Sublimação, Pulsão de Vida (Eros), Pulsão de Morte (Tanatos), Recalque, Desejo, Humor, a Coisa, Disposição artística.

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 Fuga e Realidade: expressão e sublimação em Adorno e Freud  
Cynthia Maria Jorge Viana1, Kety Valéria Simões Franciscatti1 1LAPIP, Departamento de Psicologia, UFSJ, São João del-Rei/MG

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