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sábado, 29 de janeiro de 2011
DESEDUCAR PARA DOMINAR
"Mais importante que ensinar
é despertar o interesse pelo saber"
E as nossas escolas nem ensinam
e muito menos despertam tal interesse
Eu, como cidadão brasileiro, me sinto profundamente indignado
com o tamanho descaso com o qual é tratada a educação em
meu país
É explícita a vontade dos governos de provocarem cada vez mais
uma deteriorização do ensino, tornando-nos assim, indivíduos cada
vez mais alienados e ainda menos participativos (se é que participamos
de alguma coisa)nas questões de interesse coletivo
Nas salas de aula, os professores fingem que ensinam, enquanto os
alunos fingem que aprendem
E para piorar aquilo que já estava péssimo, ainda foi inventada a tal
"aprovação automática", ou seja, os alunos já começam o ano letivo
sabendo que, a aprovação, é praticamente certa. Um verdadeiro
desestímulo ao já mínimo interesse dos estudantes pelo aprendizado
E enquanto isso, continuamos sendo constantemente bombardeados,
por uma sub cultura estadunidense, que tem como único objetivo,
a destruição de nossa cultura e identidade nacional
E, como representantes máximos do capitalismo, visam, é claro,
a transformação de nosso país em uma sociedade cujos sonhos e
anseios, estejam intimamente ligados a conquistas materiais
Por fim, somando uma péssima educação, consequentemente, uma
quase inexistente consciência cidadã, com uma maciça campanha midiática(braço forte das elites), em prol de conceitos e valores exclusivamente materialistas, poderemos estar condenados,
definitivamente, a nos tornarmos indivíduos "terceiro mundistas".
Mesmo que, economicamente, algum dia, nos tornemos uma nação de primeiro mundo
Marcelo Roque
TOTAL APOIO A VOCÊ PARCEIRO MEU, TANTO COMO PESSOA, COMO PELOS ÓRGÃOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ABRADIC/ NJR...BEIJOS E BEIJOS...
ResponderExcluirMarcelo, gostei de sua análise, mas existe um ponto aqui sobre a aprovação automática que preciso dizer algo. Isto foi uma deturpação das idéias de Paulo Freire, talvez pra denegrir a imagem dele!! veja, o que ele propunha é que os alunos não passassem pelo vexame da reprovação e pudessem ter os tais dos "reforços" escolares concomitantes ao processo normal de aprendizagem!! mas... pergunte se o estado resolveu contratar mais professores para estes tais reforços!!! Marcelo, a educação é hiper complexa, como vc sabe!! depende de boa formação de professores e de todos os profissionais envolvidos! Então, veja o total absurdo, os professores na maioria não conhecem as idéias de Paulo Freire!! então como que esta tal de progressão automática poderia dar certo!? os professores desinformados e mal pagos poderiam fazer o que heim? abrações , agradeço!!
ResponderExcluirNADIA QUERIDA, SAUDADES...O PROBLEMA É ESSE...FALTA DE INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO,CADA VEZ MAIS...E UM TERRÍVEL AVANÇO DA DIREITA QUE TENTA DESEDUCAR FINGINDO QUE EDUCA, ATÉ NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS...DAÍ DOMINAR É FÁCIL...BEIJOS LINDINHA...
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