Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

DESEDUCAR PARA DOMINAR

Bookmark and Share

"Mais importante que ensinar


é despertar o interesse pelo saber"



E as nossas escolas nem ensinam

e muito menos despertam tal interesse







Eu, como cidadão brasileiro, me sinto profundamente indignado

com o tamanho descaso com o qual é tratada a educação em

meu país

É explícita a vontade dos governos de provocarem cada vez mais

uma deteriorização do ensino, tornando-nos assim, indivíduos cada

vez mais alienados e ainda menos participativos (se é que participamos

de alguma coisa)nas questões de interesse coletivo

Nas salas de aula, os professores fingem que ensinam, enquanto os

alunos fingem que aprendem

E para piorar aquilo que já estava péssimo, ainda foi inventada a tal

"aprovação automática", ou seja, os alunos já começam o ano letivo

sabendo que, a aprovação, é praticamente certa. Um verdadeiro

desestímulo ao já mínimo interesse dos estudantes pelo aprendizado



E enquanto isso, continuamos sendo constantemente bombardeados,

por uma sub cultura estadunidense, que tem como único objetivo,

a destruição de nossa cultura e identidade nacional

E, como representantes máximos do capitalismo, visam, é claro,

a transformação de nosso país em uma sociedade cujos sonhos e

anseios, estejam intimamente ligados a conquistas materiais



Por fim, somando uma péssima educação, consequentemente, uma

quase inexistente consciência cidadã, com uma maciça campanha midiática(braço forte das elites), em prol de conceitos e valores exclusivamente materialistas, poderemos estar condenados,

definitivamente, a nos tornarmos indivíduos "terceiro mundistas".

Mesmo que, economicamente, algum dia, nos tornemos uma nação de primeiro mundo



Marcelo Roque

3 comentários:

  1. TOTAL APOIO A VOCÊ PARCEIRO MEU, TANTO COMO PESSOA, COMO PELOS ÓRGÃOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ABRADIC/ NJR...BEIJOS E BEIJOS...

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, gostei de sua análise, mas existe um ponto aqui sobre a aprovação automática que preciso dizer algo. Isto foi uma deturpação das idéias de Paulo Freire, talvez pra denegrir a imagem dele!! veja, o que ele propunha é que os alunos não passassem pelo vexame da reprovação e pudessem ter os tais dos "reforços" escolares concomitantes ao processo normal de aprendizagem!! mas... pergunte se o estado resolveu contratar mais professores para estes tais reforços!!! Marcelo, a educação é hiper complexa, como vc sabe!! depende de boa formação de professores e de todos os profissionais envolvidos! Então, veja o total absurdo, os professores na maioria não conhecem as idéias de Paulo Freire!! então como que esta tal de progressão automática poderia dar certo!? os professores desinformados e mal pagos poderiam fazer o que heim? abrações , agradeço!!

    ResponderExcluir
  3. NADIA QUERIDA, SAUDADES...O PROBLEMA É ESSE...FALTA DE INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO,CADA VEZ MAIS...E UM TERRÍVEL AVANÇO DA DIREITA QUE TENTA DESEDUCAR FINGINDO QUE EDUCA, ATÉ NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS...DAÍ DOMINAR É FÁCIL...BEIJOS LINDINHA...

    ResponderExcluir