Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Depressão da cabeça aos pés -parte 01



Os efeitos da doença são mais perigosos do que aparentam. Falta de sono, má alimentação, fadiga, entre outros, podem levá-lo à lona em pouco tempo
Leonardo Guariso

O que é invisível, silenciosa e pode acabar com a sua saúde em questão de poucos meses? Quem já passou por um estado depressivo sabe bem a resposta para a pergunta. Isso porque a doença pode desencadear uma série de problemas, que vão desde a má qualidade do sono, falhas na memória e até o desinteresse pela vida sexual (só para citar três). O lado bom é que esse distúrbio pode ser tratado, inclusive, com o auxílio de terapias naturais, como a acupuntura e a ioga (meditação). Identificá-la e procurar ajuda são os primeiros passos para sair desse estado de tristeza que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), será o transtorno mental mais comum do mundo em 2030. Para falar mais sobre o assunto conversamos com a psicóloga Ana Cristina Barros da Cunha, professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ataque ao corpo
Veja outros problemas que a depressão pode causar:

• Constipação (prisão de ventre)
• Irritabilidade
• Suor excessivo
• Dor de cabeça e nas costas

Vida Natural – Por que a depressão é considerada o mal do século?
Ana Cristina B. da Cunha –
A depressão, quando classificada como reativa, é caracterizada por um desequilíbrio do psiquismo da pessoa, causado por perdas materiais (de emprego, por exemplo) e afetivas (morte, separação, frustração). Dessa forma, fenômenos como estresse e violência, que são característicos deste século, podem ser desencadeadores desse tipo de transtorno.

VN – Quais fatores levam a pessoa a entrar em estado depressivo?
Ana –
É importante diferenciar que a depressão pode ser reativa, como já foi falado, e endógena, quando se trata de uma mudança de humor sem um motivo aparente. Neste caso, é desencadeada por fatores associados a alterações neuroquímicas do cérebro, relacionadas ao sistema límbico (que regula as emoções). Os dois estados apresentam alterações na quantidade de neurotransmissores, como a serotonina, noradrenalina e dopamina, substâncias responsáveis pela ação, interesse e iniciativa de vida.

VN – A doença vai além do humor depressivo. É verdade que ela pode prejudicar o sono saudável?
Ana –
Sim. Em qualquer um dos tipos de depressão a pessoa sofre uma alteração psíquica relacionada ao comportamento, pensamento e emoções, que causam vários sintomas, como insônia ou perda significativa de sono.

VN – A baixa autoestima é uma das características do transtorno. Quais males isso traz à pessoa?
Ana –
Em geral, a baixa autoestima está relacionada a uma representação negativa do indivíduo sobre a própria identidade. Ele se sente incapaz de responder às exigências pessoais e sociais que são impostas, duvida da capacidade de pensar, sentir e agir de acordo com o que é exigido. Além disso, tem dificuldade de iniciar e manter relacionamentos, investir em projetos profissionais, dentre outros.

VN – Geralmente, o depressivo busca refúgio no isolamento. Por que essa atitude agrava o problema?
Ana –
Porque assim ele reforça seu senso de baixa eficácia, autoestima diminuída, sentimentos de desconforto e de inadequação pessoal e social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde,
a doença será o transtorno mental mais comum do mundo em 2030


http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/42/artigo187314-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário