Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE KARL MARX, PAULO FREIRE E CELÉSTIN FREINET NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE KARL MARX, PAULO FREIRE E CELÉSTIN FREINET NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PIRATINI/RS

Dirlei de Azambuja Pereira1
Denise Gamio Dias2
Claudia Battestin 3

Resumo O artigo que apresentamos é resultado de um projeto realizado no ano de 2007, com uma turma de 4ª Série do Ensino Fundamental, no Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, localizado na cidade de Piratini/RS. Este projeto teve como princípio maior construir um trabalho cooperativo que buscasse, através de várias dinâmicas, a reflexão e a conscientização dos educandos e das educandas sobre a necessidade da preservação do Meio Ambiente. Desta forma, buscamos refletir sobre as questões ambientais da atualidade, pensando alternativas viáveis para solucionar as problemáticas que então vivenciávamos. Karl Marx, Paulo Freire e Célestin Freinet diante dos princípios da conscientização, libertação, crítica ao sistema capitalista, comunhão, esperança, ética, diálogo, testemunho e a vida como princípio fundante para todas as práticas de ensino e de aprendizagem dentro da escola, sustentaram todas as ações que foram realizadas no decorrer do projeto. As atividades desenvolvidas permitiram trabalhar várias questões relacionadas à temática Meio Ambiente e, por conseguinte, contribuíram para o desenvolvimento de uma nova prática ambiental por parte dos educandos e das educandas na comunidade onde vivem. Palavras-chave: Educação ambiental; escola, filosofia da educação.(...)

http://w3.ufsm.br/senafe/trabalhos/eixo2/eixo2_dirleideazambujapereira.pdf

eixo2_dirleideazambujapereira.pdf (objeto application/pdf)

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário