Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A concepção de educação para Paulo Freire uma trajetória na contra-mão mercadológica capitalista

Escrito por Alexandre Augusto Cals e Souza
Qua, 24 de Novembro de 2004 21:00

"... A educação não é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade. O homem deve transformar a realidade para ser mais, isto é, em sua busca constante pela humanização..." Paulo Freire


INTRODUÇÃO
Qual é o papel da educação na sociedade pós-moderna (1) capitalista? O que significa, nas dimensões educacionais e de acordo com a LDB (2), "preparar para a vida" e "preparar para o mercado de trabalho?" Qual é a função das Instituições de Ensino e dos educadores em um mundo tecnológico, veloz e globalizado? Educar ou instruir: o que é a Escola, afinal, para as pessoas? Qual o sentido da corrida pelas profissionalizações cada vez mais especializadas? A formação humana, onde se enquadra nessa atual realidade? Quais os valores humanos que as escolas desenvolvem atualmente com seus alunos. Os professores ensinam ou "formam" as pessoas para o mercado de trabalho?

Essas questões que, de alguma maneira, manifestam uma faceta da atual realidade educacional, nos motivou a refletir sobre a função da educação e, conseqüentemente do educador na realidade em que vivemos.(...)


A concepção de educação para Paulo Freire uma trajetória na contra-mão mercadológica capitalista

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário