Páginas
sábado, 31 de julho de 2010
Células-tronco e a ditadura do comportamento
31/07/2010
Em 09 de março de 2009, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama suspendeu as restrições ao financiamento público de pesquisas com células-tronco embrionárias impostas pela administração Bush, cumprindo uma promessa de campanha. Células-tronco possuem a capacidade de se converterem em quase todos os tipos de células humanas e, por isso, são alvo de pesquisas com potencial ainda não totalmente compreendido – tratar a doença de Parkinson, devolver movimentos e visão a vítimas de acidentes, curar diabetes…
Agora o órgão que controla os medicamentos por lá liberou nesta sexta (30) o primeiro teste no mundo em humanos de um tratamento derivado de células-tronco embrionárias (obtidas a partir de embriões com menos de uma semana de existência). A empresa Geron irá escolher até dez pacientes com lesão recente na medula espinhal que receberão as células e serão acompanhados por um ano.
Já abordei este tema neste blog várias vezes e não sou um especialista em ciência feito jornalistas como Claudio Ângelo e Marcelo Leite, mas a notícia vale nota e anima não apenas pelo avanço médico que simboliza, mas também por mostrar que estamos conseguindo dar importantes passos contra a ditadura da religião e seu manual de comportamento.
É claro que não sou inocente de achar que a indústria da saúde nos Estados Unidos (talvez a mais selvagem das selvagens indústrias do capitalismo, que ganha bilhões explorando o sofrimento) não lucrará muito com o know-how que será acumulado a partir das portas que se abrem. Como noticiei aqui antes, o próprio Obama, na época, reclamou – básico – que os EUA estavam ficando para trás do ponto de vista técnico-comercial. Mas o uso desse tipo de terapia deve ajudar a reduzir o sofrimento de milhões de pessoas no futuro, ricas e pobres, e portanto, deve ser incentivado.
Por aqui, após um longo debate, o Supremo Tribunal Federal aprovou em maio de 2008 as pesquisas com células-tronco embrionárias, rejeitando uma ação direta de inconstitucionalidade que tentava barrá-las. A votação foi apertada, seis a cinco, com os ministros Carlos Ayres Britto, Ellen Gracie, Carmen Lúcia Antunes Rocha, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello votando a favor.
Há aqueles que defendem apenas as pesquisas com células-tronco adultas, para evitar o descarte de embriões. Essa linha também é promissora, mas não pode ser a única adotada frente à versatilidade das células células-tronco embrionárias. E vamos sem racionais, pelo amor de Deus! Um grupo de algumas células embrionárias congeladas após terem sido preteridas em um tratamento de fertilização e que seriam lançadas para virar pó em um incinerador não podem ter o mesmo valor de um ser humano nascido. Ou de alguém que perdeu o movimento das pernas. Ou de uma pessoa que é obrigada a injetar insulina todo santo dia. Ou alguém que, religiosamente, teve que alterar sua rotina porque perdeu a visão em um acidente. Se for necessário utilizar essas células para que alguém volte a andar, ouvir e enxergar ou seja curado de uma doença degenerativa fatal, que se faça.
O pior é ter que ouvir que o uso desses embriões é assassinato… A humanidade já deveria ter evoluído para deixar as cruzadas de lado, mas os conservadores (atenção, não estou colocando as igrejas todas no mesmo balaio como muitos dizem que gosto de fazer por aqui – apenas as suas alas mais reacionárias) botam cada vez mais lenha na fogueira de uma guerra santa contra a dignidade do ser humano. Que, ironicamente, é o desejo do Criador de acordo com as diferentes escrituras.
Vale lembrar que, nem bem Bento 16 aterrissou por aqui em 2007, e já foi condenando o aborto, a pesquisa com embriões para obtenção de células-tronco e a eutanásia. “Escolhe, pois, a vida” foi o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB em 2008, quando a crítica ao direito ao aborto, às pesquisas com células-tronco embrionárias e à eutanásia foi grande. As Campanhas têm um papel fundamental na vida dos católicos do país e são importantes. Por isso, defendo que haja liberdade plena para qualquer grupo se manifeste como quiser sobre esses temas. Liberdade, contudo, que deve ser estendida a todos. Por isso, vamos aproveitar esse momento para abrir o debate à sociedade a fim de que ela possa fazer suas próprias escolhas e não ser guiada por terceiros.
Ao final, se determinado grupo for contra o uso de células-tronco embrionárias no futuro, sem problema. Oriente seus fiéis a viver (ou morrer) sem utilizar o tratamento e receber seu prêmio em um plano superior. Não tenho certeza se serão ouvidos por muita gente.
http://blogdosakamoto.uol.com.br/2010/07/31/celulas-tronco-e-a-ditadura-do-comportamento/
Exercício criado para pessoas com e sem deficiência promete boa forma e inclusão
Qualidade de vida e boa forma para todos! Essa é a proposta da “Moving Chair”, primeira aula feita especialmente para as pessoas com mobilidade reduzida. Criada pelo professor de educação física e de tae kwon do Cleuton Nunes, de 30 anos, a aula foi apresentada pela primeira vez na 20ª Fitness Brasil, realizada em maio na cidade de Santos, São Paulo.
Após sofrer um acidente de moto em que perdeu as duas pernas, Nunes passou a vivenciar uma nova realidade em que a atividade física não fazia parte dela e resolveu mudar essa situação. “Percebi que os cadeirantes ativos necessitavam de melhor condicionamento físico em seu cotidiano, tornando os obstáculos fáceis, inspirando a uma atividade física que não viesse apenas do esporte e que pudesse fazer parte dos movimentos de inclusão”, relata. Foi assim que nasceu a aula que integra todos. O nome “Moving Chair”, que numa tradução livre seria “cadeira móvel”, tem tudo para fazer sucesso, junto com os benefícios que ela proporciona.
Muito dinâmica, a aula mescla movimentos do boxe e do pilates, trabalhando principalmente os membros superiores. Realizada com músicas empolgantes e acessórios como cordas e elásticos, ela trabalha o corpo, a força e o equilíbrio, permitindo mais controle do tronco sobre a cadeira, o que facilita na locomoção e nas tarefas funcionais do dia a dia. “O fortalecimento da musculatura faz com que a pessoa com deficiência tenha mais funções e controle do corpo, e que suas atividades em ambiente aberto sejam realizadas com maior destreza, deixando-a cada vez mais independente nas suas obrigações e passeios”, diz Cleuton. A atividade é praticada em grupo e isso proporciona o benefício de integração social, o aumento da autoestima, a qualidade de vida e bem-estar. Para quem não possui deficiência, os exercícios melhoram a postura, o condicionamento físico e o fortalecimento cervical.
http://revistasentidos.uol.com.br/inclusao-social/59/artigo179162-1.asp
sexta-feira, 30 de julho de 2010
ASAS DE FOGO - Vídeo poema de Marcelo Roque
SOS COMUNICAÇÃO
Dizer coisas que sejam de verdade relevantes e ainda conseguir atingir os devidos ouvidos,as devidas almas,
nunca foi fácil.
Comunicar-se e conseguir não aprisionar quem quer que seja,me parece o maior desafio humano!
Os irracionais não são fanáticos por nada, os animais não precisam de escolas e nem de emissoras de tv.
Não se agrupam por qualquer razão ou porque exista um lider a convencê-los de algo!
Irracionais unem-se pela sobrevivência! a única ideologia que poderia existir pra eles seria a da vida!
Se eu fosse uma leoa,agora estaria a defender minha cria e a caçar,e se eu conseguisse caçar somente um animal de pequeno porte,comeria antes do macho,ou ele nem comeria aguardando o dia de amanhã quando eu não estaria tão enfraquecida e pudesse caçar ,quem sabe um animal maior que o alimentasse fartamente.
Me parece que não somos assim tão diferentes de leões,os machos às vezes deixam as mulheres comerem antes!rsrss... o que quero dizer mesmo, com toda minha falta de talento em escrever, é que tento dizer coisas,e espero sempre tentar dizer,mesmo com todas as minhas deficiências na escrita ou no conteúdo.
Nestes últimos tempos tenho percebido que a comunicação precisa ir adiante rápido pra que possa auxiliar urgentemente a educação neste país! Por exemplo, outro dia assisti parte de um documentário sobre lan houses,numa certa parte um professor de escola da periferia de São Paulo,perguntava a uma classe de quinta ou sexta série, quem jogava um determinado game. Pelo menos a terça parte da classe levantou a mão.
Este professor, ou a maioria dos professores nunca jogou tal game!
Este SOS COMUNICAÇÃO seria também, que os professores tivessem um tempo nas escolas para
aprenderem a jogar estes jogos, ou a entenderem porque que os alunos gostam de jogá-los.
Para mim é impossível que a verdadeira comunicação aconteça sem que as partes envolvidas se integrem através do conhecimento mútuo! Educar é se comunicar,e se o professor souber como é a vivência do aluno,
e respeitá-la,poderá conversar, fazer análises que poderiam até serem incluídas nas aulas de qualquer disciplina! Os jovens, as crianças, andam abandonadas ,porque na maioria das vezes existem muros que separam suas vidas da vida dos adultos!
Outra questão que queria dizer aqui é sobre a mídia, os jornalistas que tendo tanta capacidade, tantas experiências importantes,poderiam tentar serem mais diretos, mais didáticos sobre questões relevantes que poderiam cooperar substancialmente com a transformação de nossa educação e nossa cultura!
Este SOS COMUNICAÇÃO que escrevo aqui tem o objetivo de mobilizar muitos que poderiam ler esta postagem,a tentarem refletir quais seriam suas importantes contribuições a nossa vida!
Assim como as leoas, a sobrevivência, a educação das crianças sempre esteve nas mãos das mulheres.
Está na hora dos homens pararem de agir como leões interesseiros e que abusam do trabalho das mulheres!
A educação das crianças, dos jovens e de todos nós, pois educação nunca termina, até morrermos podemos estar nos transformando! Entretanto os homens deste país continuam a agir como filhinhos mimados e alheios a educação! Melhorar-se deveria ser algo que estivesse em primeiro lugar para os racionais!
Os exemplos ruins que os homens dão a seus filhos e a subordinação da mulher ao homem,detonam de saída a cabeça das crianças!
Aqui neste blog, o Sarau Para Todos,temos tido momentos incríveis com reflexões de seus colaboradores,
reflexões hiper pertinentes,que urgem serem debatidas neste país!
Enfim, ser blogueira tem me parecido ser alguém que consegue reunir ou integrar vários setores,
poetas com jornalistas, com artistas,com educadores, com escritores, com empreendedores,com cientistas, com simples blogueiras como eu...enfim, é preciso que esta união ocorra rápido,não temos mais tempo pra perder,este presente quem tem que fazer somos nós mesmos!
Nadia Stabile - 30/07/10
ENCONTRO COM FORO
quinta-feira, 29 de julho de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
terça-feira, 27 de julho de 2010
Sem Frescura - Silvio Tendler 1 - 3
Peréio e Silvio Tendler
A História do Brasil é a matéria-prima de Silvio Tendler. O documentarista já filmou as biografias de JK e Jango, além de ter registrado a última entrevista de Milton Santos. No programa, ele comenta as idéias do geógrafo, relembra o início do trabalho no cinema e se define como um fã da tecnologia.
fonte: Canal Brasil website
PATOS, GANSOS E OUTROS BICHOS
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Caso Battisti: Vendettas sem Férias
O Livro de Giuseppe Cruciani
O Caso de Saviano
O Caso de Guido Rossa
O Caso de Pietro Mutti
As Garantias de Battisti
Os Crimes
O Caso Barbetta
O Caso de Giacomini
Nota Final
domingo, 25 de julho de 2010
BOLETIM ABRADIC - [nucleojosereis] Notícias ABRADIC - nº110 - Julho de 2010 - NJR-ECA/USP
Nesta edição:
Fato/Foto: Aziz Ab'Saber é o Cientista Homenageado este ano na SBPC
SBPC e a Coleção Divulgação Científica
Glória Kreinz
Divulgação Científica no Séc. XXI:
Poeta do Orkut - Marcelo Roque - "Halleys"
Festa da Divulgação Científica na SBPC
Osmir Nunes
O uso da imagem na divulgação científica: Os Cientistas
João Garcia
PARA LER NA ÍNTEGRA,CLIQUE NO LINK OU NO TÍTULO DA POSTAGEM :
http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/
A Comissão Editorial da ABRADIC cumprimenta os Congressistas da SBPC
Mauro Celso Destácio, Renato Pignatari e Marcelo Afonso
Fato/Foto
Fotos: Yuri Gonzaga
AZIZ AB'SABER É O CIENTISTA HOMENAGEADO ESTE ANO NA SBPC
23/03/2010
Professor Aziz Ab'Saber com a Professora Glória Kreinz do NJR e da ABRADIC
SBPC E A COLEÇÃO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Glória Kreinz
A Coleção Divulgação Científica completa 13 anos nesta 62 SBPC. Nossa história se liga à história da Associação Brasileira de Divulgação Científica. O primeiro volume da coleção, A Espiral em Busca do Infinito, organizado por mim e por Crodowaldo Pavan, foi lançado durante o lançamento das comemorações do qüinquagésimo aniversário da SBPC, na USP. Era reitor Jacques Marcovitch, que compareceu ao nosso lançamento.
Chegamos ao volume 12, Olhares, em homenagem a Crodowaldo Pavan. O volume 13 será lançado agora. Lançamos ainda nesta SBPC Ciência, Amor e Poesia, pela ABRADIC, Associação Brasileira de Divulgação Científica, que julga o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq. A SBPC é a festa da divulgação científica no país.
A Coleção Divulgação Científica tem como projeto agrupar nomes representativos da divulgação científica nacional, como queria José Reis, um dos fundadores da SBPC.Este momento é então um momento em que nos voltamos para a história do patrono da divulgação científica brasileira, e com ele fazemos a festa da SBPC, começando hoje.Em nome de José Reis e Crodowaldo Pavan saudamos os Congressistas. Nossos Cumprimentos. Tradição é Tradição. Vida Longa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%B3ria_Kreinz
http://coletivocientificanjr.blogspot.com/
http://pavanbrasil.blogspot.com/
http://stoa.usp.br/gkdivulga/weblog/
http://www.blogdonjr.wordpress.com/
http://www.eca.usp.br/nucleos/njr
Século XXI
POETA DO ORKUT: "Halleys"
Marcelo Roque
Leia mais no Clipe Ciência
Lindos são estes teus olhos
atravessando a noite
Flamejantes e silênciosos
Quais cometas diantes do meu olhar,
cruzando os céus pela primeira vez
Vídeo Homenagem a Crodowaldo Pavan - Marcelo Roque
http://www.youtube.com/v/9dtOP6wlY6I&hl=pt_BR&fs=1&color1=0x5d1719&color2=0xcd311b
Marcelo Roque
Leia mais no Clipe Ciência
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/marceloroque
http://www.blogdonjr.wordpress.com
http://marceloroque.blogspot.com/
CONHEÇA O NOVO BLOG CIENTISTAS BRASILEIROS
EM HOMENAGEM A CRODOWALDO PAVAN
http://pavanbrasil.blogspot.com
Vagas abertas para o segundo semestre de 2010
www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso
Júlio Abramczyk, Octavio Henrique Pavan e Caetano Ernesto Plastino
cumprimentam a Diretoria da SBPC, na 62ª Reunião Anual
FESTA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SBPC
Osmir Nunes
A 62ª Reunião da SBPC abre com a entrega do 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica
Estamos em festa! A ciência brasileira com as reuniões anuais da SBPC é como Carnaval, Natal, São João. Tem todo ano. A diferença dessa festa é que ela não é repetitiva, o seu ritual são as novidades que ela traz. Cria-se uma expectativa para se saber o que esta sendo feito nos recônditos dos laboratórios, das universidades, dos institutos, enfim um encontro marcado com os novos conhecimentos.
Esta 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acontece de 25 a 30 de julho de 2010, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).O tema central deste ano é “Ciências do Mar: herança para o futuro”.
Os idealizadores, entre eles José Reis, desde 1948, planejaram para que os encontros anuais ocorressem cada vez em um estado brasileiro, diferente e usando como sede do evento a universidade local. Todos esses aspectos traduzem a preocupação para por em prática a divulgação científica em todos os aspectos. Além das atividades principais, a chamada programação científica, com as conferências, simpósios, mesas-redondas, uma série de atividades são postas à disposição dos participantes. É uma verdadeira feira das diversas áreas do conhecimento, permeadas por uma grande discussão das políticas públicas. É a plenitude da divulgação científica.
O CNPq aliado natural do encontro comemora especialmente a divulgação científica, promovendo anualmente a realização do Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq, desde 1978. A entrega do prêmio ocorre na abertura solene da reunião,e melhor espaço nobre que esse, oferecido pela SBPC, não existe.
A ENTREGA DO PRÊMIO JR NA SUA TRIGÉSIMA VERSÃO, 2010,
TEM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:
Dia 25/07/2010, 19h, domingo, Sessão Solene de Abertura da SBPC, entrega do 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq ao Prof. Dr. Roberto Lent, neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Local: Centro de Convenções de Natal , Av. Dinarte Mariz, s/n, Via Costeira.
Dia 27/7/2010, 15h30, terça-feira, Palestra: A Divulgação Científica no Brasil: do Paleolítico ao Neolítico, do Prof. Dr. Roberto Lent, o ganhador do Prêmio José Reis. O evento será na sala 5 do Prédio da Escola de C&T da UFRN
Lançamento e distribuição do livreto 30 anos do Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq
Lançamento da Edição Especial de Ciência e Cultura, com encarte Homenagem a Crodowaldo Pavan, com texto de Glória Kreinz e Osmir Nunes.
Lançamento livro Ciência, Amor e Poesia de Glória Kreinz e Marcelo Roque, volume 3 da coleção temas da Ciência Contemporânea da ABRADIC em Homenagem a Crodowaldo Pavan.
Leia mais: http://www.sbpcnet.org.br/natal/home/
O USO DA IMAGEM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
OS CIENTISTAS - João Garcia
Inicia hoje Reunião Anual da SBPC que coloca os oceanos no centro das discussões - coAgência Solidária de Notícias Ambientais
Foto: Wikimedia |
Tema central de 2010: “Ciências do mar: herança para o futuro” |
Serão 71 conferências, 53 mesas-redondas e 29 simpósios, entre os quais 41 estão relacionados ao mar. O evento também abrange encontros, minicursos e sessões de pôsteres de trabalhos científicos.
Por Fabio Reynol - Agência FAPESP
Começa neste domingo (25/7) a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.
Realizada a cada ano em um Estado diferente, a nova reunião, que terá cobertura da Agência FAPESP, tem a capital potiguar como cenário para ilustrar debates a respeito do tema central de 2010: “Ciências do mar: herança para o futuro”.
“Após duas reuniões voltadas à Amazônia [Belém, em 2007, e Manaus, em 2009], voltamos agora para o outro grande ecossistema brasileiro: o mar, a nossa ‘Amazônia azul’ de área de 4 milhões e 500 mil quilômetros quadrados e para a qual a ciência tem olhado muito pouco”, disse Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC, à Agência FAPESP.
Segundo ele, a ciência está intimamente ligada a dois pontos fundamentais ao desenvolvimento do país e que devem ser partilhados com a população: inovação e sustentabilidade ambiental. “Precisamos não somente produzir o conhecimento, mas também difundi-lo para toda a sociedade a fim de que ela se desenvolva e aprenda com os erros do passado, quando não havia a preocupação atual com o meio ambiente”, disse.(...)
LEIA MAIS EM :
http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRFWwJlUspFWOZlVaN2aKVVVB1TP
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais
SBPC COMEÇA HOJE-MARCELO ROQUE, DIVULGADOR CIENTÍFICO, EM AÇÃO-CUMPRIMENTOS CONGRESSISTAS; SARAU PARA TODOS; GLÓRIA KREINZ DIVULGA
Halleys
Lindos são estes teus olhos
atravessando a noite
Flamejantes e silênciosos
Quais cometas diantes do meu olhar,
cruzando os céus pela primeira vez
Marcelo Roque
Silêncio... POR FAUSTO BRIGNOL
APARTAMENTO 105 - POR FAUSTO BRIGNOL
sábado, 24 de julho de 2010
Como se fosse a primavera
Como Se Fosse a Primavera
Composição: Pablo Milanés/Nicolas Guillén/Chico Buarque
De que calada maneira
Você chega assim sorrindo
Como se fosse a primavera
Eu morrendo
E de que modo sutil
Me derramou na camisa
Todas as flores de abril
Quem lhe disse que eu era
Riso sempre e nunca pranto?
Como se fosse a primavera
Não sou tanto
No entanto, que espiritual
Você me dar uma rosa
De seu rosal principal
De que calada maneira
Você chega assim sorrindo
Como se fosse a primavera
Eu morrendo
Eu morrendo
1° Encontro de Blogueiros Progressistas
Abertas inscrições para 1° Encontro de Blogueiros Progressistas
O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas acontecerá nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de agosto em São Paulo, capital. O objetivo é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas. As inscrições já estão abertas. Poderão se inscrever não apenas blogueiros, mas todos os interessados nas novas mídias sociais.
Conceição Lemes
Nós nos esforçamos ao máximo — mesmo! — para viabilizá-lo em Brasília, mas o elevado custo de auditórios, acomodações e refeições e o prazo exíguo nos forçaram a rever o local. Ou fazíamos em São Paulo ou o Encontro não sairia antes das eleições. Optamos pela sua realização, pois é fundamental para este momento que a blogosfera vive. Tentaremos fazer o segundo em Brasília. O importante, pessoal, é acontecer o 1º Encontro.
A programação está sendo montada. Por enquanto, temos apenas as linhas gerais. Na próxima semana, ela será concluída e divulgada.
O encontro começará no sábado às 9h com debate sobre o papel da blogosfera na democratização dos meios de comunicação. Participarão Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e Leandro Fortes.
À tarde ocorrerão sessões com palestrantes para se discutir as questões legais: orientação jurídica para atuar na web, medidas contra ameaças, cerceamento à liberdade de expressão. Também ocorrerão oficinas sobre twitter, videoweb, rastreamento de trolls e debates sobre a sustentabilidade financeira dos blogs.
No domingo das 9h à 12 h, em reuniões em grupo, blogueiros dos vários estados trocarão experiências e discutirão os desafios da blogosfera. À tarde, plenária para apresentação, discussão e aprovação da Carta do 1º Encontro Nacional dos Blogueiros.
INSCRIÇÕES, PASSAGENS, ACOMODAÇÃO E REFEIÇÕES
As inscrições custam 100 reais. Quanto mais rápidas, melhor para a organização do evento. Basta enviar e-mail para contato@baraodeitarare.org.br ou telefonar para (011)3054-1829 begin_of_the_skype_highlighting (011)3054-1829 end_of_the_skype_highlighting. Falar com a Daniele Penha.
Para se inscrever, serão necessários os seguintes dados
* Nome/nickname
* E-mail
* Endereço do blog
*Twitter ou outra rede social, caso participe. Preencha com a URL completa
* Telefone
* Cidade/Estado
A comissão organizadora está buscando patrocínios para garantir a gratuidade da hospedagem. Está em contato com uma empresa aérea para garantir desconto nas tarifas. Dependendo dos recursos levantados, o encontro também arcará com as despesas de refeições e parte das passagens para os blogueiros de outros estados.
Daremos total transparência à origem dos recursos e à prestação de contas. Os blogueiros poderão acompanhá-la online.
AMIGOS DA BLOGOSFERA
Para custear a participação de palestrantes e parte das despesas de blogueiros de outros estados, lançamos a campanha Amigos da Blogosfera. São 20 cotas de 3 mil reais.
Já confirmaram a compra de uma cota: Apeoesp, Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Viomundo , Conversa Afiada e Seja dita a verdade.
Se quiser ser mais um dos Amigos da Blogosfera, ligue para (011)3054-1829 begin_of_the_skype_highlighting (011)3054-1829 end_of_the_skype_highlighting.
(*) Comissão Organizadora: Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Conceição Lemes, Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães, Conceição Oliveira, Renato Rovai, Rodrigo Vianna e Diego Casaes.
Apoio institucional: Instituto Barão de Itararé, Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) e Movimento dos Sem Mídia (MSM).
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16805&alterarHomeAtual=1
Carta Maior - Política - Abertas inscrições para 1° Encontro de Blogueiros Progressistas