Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O QUE É UMA EMPRESA TRANSNACIONAL COMO A MONSANTO?

Empresa transnacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Economia.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Tango-nosources.svg
Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenews, books, scholar, Scirus


Uma Empresa transnacional é uma entidades autônoma que fixa suas estratégias e organiza sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais, sendo acusadas por alguns, por este motivo, de não serem vinculadas a qualquer país, mesmo àquele no qual se originou. Este termo está substituindo gradualmente o termo Empresa Multinacional, pois induz à idéia de que uma empresa teria várias nacionalidades.

[editar] Conceito

Uma empresa transnacional não têm seu capital originado especificadamente de qualquer país e não necessariamente domina o processo de produção em seus diferentes segmentos, ou seja, a totalidade da cadeia produtiva de um produto. Um certo produto pode, dentro deste sistema, ter seus componentes produzidos em diversas regiões do mundo e montados em alguma localidade específica. Isso acontece principalmente sob a economia "globalizada", em que as empresas buscam a redução de seus custos (de mão-de-obra, de impostos, de acesso a financiamentos mesmo em países mais pobres do que aquele da qual ela se originou e etc) com o objetivo de se tornarem mais competitivas e de dominarem amplo percentual do mercado a que se destinam seus produtos e/ou serviços.
São empresas industriais ou de serviços que possuem filiais em vários países, realizando uma parte significativa do seu volume de negócios no estrangeiro. A empresa-mãe, cuja sede social fica situada no país de origem, controla as filiais do grupo. A sua estratégia passa pela organização da produção à escala mundial, deslocalizando determinados segmentos na perspectiva de reduzir os custos de produção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_transnacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário