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sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O ABC da Mídia Tática



O manifesto inicial da Mídia Tática


O ABC da Mídia Tática
Por David Garcia e Geert Lovink

Mídias Táticas são o que acontece quando mídias baratas tipo 'faça você mesmo', tornadas possíveis pela revolução na eletrônica de c que qualquer coisa as separa das mídias dominantes.
Uma ética e uma estética distintiva que tem emergido, a qual é culturalmente influenciada pela MTV através das recentes obras em vídeo feitas por artistas. Começou como uma estética rápida e suja que, embora sendo só um outro estilo (ao menos em sua forma videográfica) tem vindo a simbolizar um verité para os anos 90.
Mídias táticas são mídias de crise, crítica e oposição. Esta é tanto a fonte de seu poder ("a raiva é uma energia": John Lydon), como a sua limitação. Seus heróis típicos são; o ativista, guerreiros de mídia nômades, o prankster, o hacker, o rapper de rua, o kamikaze de câmera de vídeo, eles são os alegres negativos, sempre à procura de um inimigo. Mas, uma vez que o inimigo tenha sido nomeado e vencido, é ao militante tático que ocorre entrar em crise. Logo (apesar de suas conquistas), fica fácil troçar dele com expressões típicas da direita, "politicamente correto", "cultura de vítima", etc. Mais teoricamente, as políticas de identidade, críticas midiáticas e teorias da representação, que viraram o fundamento da maior parte das mídias táticas ocidentais estão elas mesmas em crise. Estas formas de pensamento são largamente vistas como remanescentes críticos e repressivos de um humanismo antiquado.


Acreditar que questões de representação são agora irrelevantes é acreditar que as chances de grupos e indivíduos na vida real mesmo ainda não são crucialmente afetadas pelas imagens em circulação de que qualquer sociedade dada dispõe. E o fato de que nós não mais vemos a mídia de massas como a única e centralizada fonte de nossas próprias definições pode tornar estas questões mais escorregadias, mas isso não as torna redundantes.

Mídia Tática, uma forma qualificada de humanismo. Um antídoto útil para aquilo que Peter Lamborn Wilson descreveu como "o inoponível domínio do dinheiro sobre os seres humanos". Mas também como um antídoto para as novas formas emergentes de cientificismo tecnocrático que sob a bandeira do pós-humanismo tendem a restringir discussões de uso humano e recepção social.

O que torna nossas mídias táticas? Em "A Invenção do Cotidiano", De Certeau analisou a cultura popular não como um "domínio de textos ou artefatos senão como um conjunto de práticas ou operações realizadas em estruturas textuais ou em forma de texto". Ele transferiu a ênfase das representações em si direto para os "usos" das representações. Em outras palavras, de que modo nós, como consumidores, usamos os textos e artefatos que nos rodeiam. E a resposta, ele sugeriu, era "taticamente". Isso quer dizer de formas muito mais criativas e rebeldes do que já tinha sido imaginado. Ele descreveu o processo de consumo como um conjunto de táticas pelas quais o fraco faz uso do forte. Ele caracterizou o usuário (um termo que ele preferiu a consumidor) rebelde como tático e o presumido produtor ( no qual ele inclui autores, educadores, curadores e revolucionários) como estratégico. Estabelecer esta dicotomia permitiu a ele produzir um vocabulário de táticas rico e complexo o bastante para equivaler a uma estética reconhecível e distinta. Uma estética existencial.

Uma estética da apropriação, do engano, da leitura, da fala, do passeio, da compra, do desejo. Truques engenhosos, a astúcia do caçador, manobras, situações polimórficas, descobertas prazerosas, tão poéticas quanto guerreiras.


O conhecimento dessa dicotomia tática/estratégica nos ajudou a nomear uma classe de produtores que parecem singularmente conscientes do valor destas inversões temporárias no fluxo do poder. E mais que resistir a estas rebeliões, fazem tudo que podem para amplificá-las. E na verdade fazem com que a criação de espaços, canais e plataformas para estas inversões seja fundamental para sua prática. Nós denominamos o seu (nosso) trabalho de mídia tática.


Mídias Táticas nunca são perfeitas, mas sempre em transformação, performativas e pragmáticas, envolvidas num contínuo processo de questionamento das premissas das canais com que elas trabalham. Isto requer a confiança de que o conteúdo pode sobreviver intacto enquanto viaja de interface para interface. Mas nunca devemos esquecer de que a mídia híbrida tem seu oposto, sua nêmesis, a Medialen Gesamtkunstwerk (1). O programa final para a Bauhaus eletrônica.


É claro que é muito mais cômodo aderir aos rituais clássicos da cena underground e alternativa. Mas mídias táticas estão baseadas num princípio de resposta flexível, de trabalho com diferentes coligações, sendo capaz de se mover entre as diferentes entidades na vasta paisagem midiática sem trair suas motivações originais. Mídias Táticas podem ser hedonistas, ou entusiasticamente eufóricas. Mesmo os hypes de moda tem seus usos. Mas é acima de tudo a mobilidade o que mais caracteriza o militante tático. O desejo e a capacidade de combinar ou pular de uma mídia para outra criando um contínuo suprimento de mutantes e híbridos. Cruzar fronteiras, conectando e religando uma variedade de disciplinas e sempre tirando total proveito dos livres espaços na mídia que estão continuamente aparecendo devido ao ritmo da mudança tecnológica e à regulação incerta.


Embora as mídias táticas incluam mídias alternativas, não estamos restritos a esta categoria. De fato, nós introduzimos o termo tático para romper e ir além das rígidas dicotomias que tem reatringido o pensamento nesta área por tanto tempo, dicotomias tais como amador vs. profissional, alternativo vs. popular. Mesmo privado vs. público.


Nossas formas híbridas são sempre provisórias. O que conta são as conexões temporárias que você é capaz de fazer. Aqui e agora, não algum vaporware ( 2)

prometido para o futuro. Mas o que possamos fazer no lugar com a mídia a que temos acesso. Aqui em Amsterdam nós temos acesso à tv local, cidades digitais e fortalezas de novas e velhas mídias. Em outros lugares eles podem ter teatro, demonstrações de rua, filme experimental, literatura, fotografia.


A mobilidade da mídia tática a conecta com um movimento mais amplo de cultura migratória. Adotada pelos proponentes do que Nie Ascherson descreveu como a estimulante pseudo-ciência do Nomadismo. "A raça humana mostra que seus expoentes estão entrando numa nova época de movimento e migração. Os sujeitos da história, antes fazendeiros estabelecidos e cidadãos, passaram a ser os migrantes, os refugiados, os gastarbeiters ( 3) , os que procuram asilo, os sem-teto urbanos".


Um exemplo característico do tático pode ser visto no trabalho do artista polonês Krzystof Wodiczko que percebe como as hordas de desalojados agora ocupam o espaço público das cidades: praças, parques, vãos de estações de trem que tinham antes sido desenhados por uma triunfante classe média para celebrar a conquista de seus novos direitos políticos e liberdades econômicas. Wodiczko acredita que estes espaços ocupados formam novas àgoras que deveriam ser usadas para sua determinação. "O artista", diz ele, "precisa aprender como operar como um sofista nômade numa pólis migratória".


Como outros taticistas de mídia migratórios, Wodiczko tem estudado as técnicas pelas quais os fracos se tornam mais fortes que os opressores, ao se dispersarem, ao não terem centro, ao se moverem rapidamente pelas paisagens midiáticas físicas ou virtuais. "O caçado deve descobrir a maneira de se tornar o caçador".


Mas o capital também está radicalmente desterritorializado. É por isso que nós apreciamos estar baseados numa edificação como De Waag, uma velha fortaleza no centro de Amsterdam. Nós alegremente aceitamos o paradoxo de *centros* de mídia tática. Assim como castelos no ar, precisamos de fortalezas de tijolos e argamassa, para resistir a um mundo de livres fluxos de capital nômade. Espaços para planejar e não só improvisar e a possibilidade de capitalizar sobre as vantagens adquiridas, têm sempre sido as prerrogativas das mídias "estratégicas". Como taticistas de mídia flexíveis, que não têm medo do poder, ficamos contentes ao utilizar esta abordagem para nós mesmos.


A cada poucos anos nós realizamos uma conferência Next 5 Minutes (Próximos Cinco Minutos) sobre mídia tática a nível mundial. Finalmente temos uma base (De Waag), da qual esperamos consolidar e seguir construindo a longo prazo. Vemos este edifício como um local para planejar evntos e encontros regulares, incluindo o próximo The Next 5 Minutes. Nós vemos o próximo The Next 5 Minutes (em janeiro de 1999), e as discussões que a ele conduzam, como parte de um movimento para criar um antídoto ao que Peter Lamborn Wilson descreveu como "o inoponível domínio do dinheiro sobre os seres humanos".


1. Obra de arte total midiática.
2. Software ainda não lançado no mercado, provavelmente em pesquisa.
3.Trabalhadores imigrantes, em alemão.
Tradução: Ricardo Rosas 

FONTE : http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/03/249849.shtml

9 comentários:

  1. JUNTOS/MINHA SOLIDÃO E A SUA...BEIJOS...

    NADIA, AGORA É HORA DE COLOCARMOS EM PRÁTICA, COMO JÁ FAZEMOS, ESTE FANTÁSTICO APARATO BIBLIOGRÁFICO E TEÓRICO QUE VC ESTÁ RASTREANDO...ASSIM ALIAMOS TEORIA E PRÁTICA, E FUGIMOS DE ABSTRAÇÕES...O SARAU ENTRA EM SEU SEGUNDO ANO MUITO BEM...MAS MESMO DIANTE DE TODO ESTE ARCABOUÇO BIBLIOGRÁFICO VC SENTIU OS VERSOS DO MARCELO DIANTE DO TELESCÓPIO? ACABEI CHORANDO...E ME SENTI MAIS GENTE DO QUE NUNCA NESTE UNIVERSO EM EXPANSÃO...SENTE A FORÇA DA POESIA DIANTE DA CIÊNCIA...E EU NUNCA SERIA O FELLINI...SOU APENAS EU...MAS JURO QUE ELE NOS CONHECE COMO GENTE...SENTE MARCELO FALANDO DO TELESCÓPIO
    HUBBLE
    Para onde quer que aponte suas lentes,
    lá estarei;
    flamejante
    e distante,
    qual estrela;
    silencioso
    e perturbador,
    qual solidão
    NADA MAIS LINDO...SR. POETA DIVULGADOR CIENTÍFICO MARCELO ROQUE...
    E A VIDA FICA EM PAZ...SONHOS...BEIJOS...AMOR SEMPRE SARAU PARA TODOS...

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  2. Glória....sei....teoria talvez tenhamos demais...mas a minha prática tem que ser colocar essas teorias todas aqui expostas...como roupas nos varais...como esqueletos que estiveram mofando por muito tempo...AREJAMENTO!!! esta é minha prática...acabar com mofos inúteis!! e sobre Marcelo e sua arte!! MEU DEUS!!!...mas sua "declamação " no início desta madrugada....mama mia!! mexeu comigo!!! cadê um ombro amigo pra que eu chore como uma criança.... este Marcelo Roque é...FLAMEJANTE!!! sim Glória....MARCELO não é uma miragem.....ele é um grande artista...PARABÉNS por vc tê-lo descoberto!! estrelas precisam de astronomos pra serem "declaradas" ao universo!! abração grande mestra poeta!! a poesia é mesmo além de nossa imaginação!! te entendo...vc é também uma grande poeta das comunicações!!
    Nadia Stabile - 25/09/09

    (agradeço do fundo de minha alma a vcs dois e a todos deste blog!hoje é um grande dia!)

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  3. oi nadia, gloria, olha só fiquei sabendo que ricardo "partiu" numa lista de discussão em varios artigos da net, seja como for, deixou um rastro...espelhado e brilhante.e sem querer ser datado de mais, foi ele tb o realizador da "DIGITOFAGIA"(q loucura)no Mis, que achei du KCT..diz o lin up da epoca do Digitofagia " repensar a pratica antropofagica na era dos computadores e das novas midias atraves de uma antropofagia de midia tacticas atuais. Digitofagia se apropria da tecnologia para criar ações + projetos em colaboração-contemplando a vanguarda, a legalidade e as gambiarras brasileiras atraves de um festival de 11 dias"
    Quem sabe a gloria não tava lá..ou vc Nadia???

    sobre o fellini ser a gloria..rsrsr. deixo essa frase que vem bem a calhar sobre taticas.
    " A inquisição mal sabe quem sou eu. De vc não sabe nada e certamente nem suspeita que somos muitos. Não se preocupe, continue dizendo somente meu nome, é o unico que os irmão devem conhecer" ( Q-O caçador de hereges- Luther Blisset)

    eu sou ele assim como vc é ele assim como assim vc é eu e nós somos ele todos juntos.

    alias, gloria e nadia, essa guerrilha semiologia é um pranã zapatista não???/ lembra do sub- comandante marcos onde todo mundo se chamava marcos???? a referencia é valida????

    beijos?
    onde vcs estavam esse tempo todo???

    fellini?

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  4. nadia..digitei "em cache" no google pra ver o rizoma.net, mas não abriu não...lembre sempre que sou uma anta ta!!!!!

    fellini ?

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  5. NÃO NÃO!!!! não digite "em cache".... coloque um tema que vc sabe que consta de tal site, no caso o RIZOMA.net, aí vc CLICA em "EM CACHE" ,é isso

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Nome: Coletivos, Senha: Colaboração :: rizoma.net
    NOME: COLETIVOS, SENHA: COLABORAÇÃO Ricardo Rosas. A recente onda dos coletivos artísticos e ativistas (ou "artivistas") no Brasil tem chamado a atenção da ...
    www.rizoma.net/interna.php?id=170&secao...
    - Em cache - Similares

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    (lá no Google) até, agradeço sua visita....eu não estava neste evento que vc citou aqui.
    bom dia! (pra saber quais temas constam vc terá de entrar lá pelo menos uma vez!!rsrsrssss
    os menus ainda existem por lá, mas se vc clica neles, não funcionam.

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  6. NADIA, FELLINI,
    MARCELO,POESIA,
    ENTRE PLATÔS E MAGIA,
    ABRO OS OLHOS,
    SONHANDO AINDA,
    BEIJOS,
    BOM DIA...

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  7. OnDE estamos, de que se trata, inquisição, Galileu,metáporos?...Que importa o nome? A rosa teria o mesmo perfume...W.Shakespeare? Vc esteva mesmo comigo no meu sonho? como sempre.?..rsrs...nem Romeu e julieta assim...e lá fora um sol flamejante arde em mim...rsrs...

    Nunca fui em lugar nenhum, nunca estive em lugar algum...nasci da luz dos olhos seus...

    BEIJOS SARAU PARA TODOS...POETA DESTE BLOG EM TRANSE...RSRSRS...BEIJOS NADIA, FELLINI, MARCELO...

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  8. BEIJOS ZARATUSTRA, JOANA, GRANDE/IMENSO CELSO LUNGARETTI,JOYCE,CAMINHANTE, ENRIC,VANIA,VALENTINA, ERA UMA VEZ NO MEU BAIRRO, E TODOS NÓS DO SARAU PARA TODOS...BEIJOS...

    PRIMAVERA E SOL FAZEM ISSO AS VEZES...RSRS...BEIJOS...

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  9. Glória...escrevemos quase juntas...postei parte destes seus comentários aí em cima às 13:08 hs
    abração....e olhe.....estou precisando de sol ....e das cores e perfumes das flores...
    ou TOMAR VENTO...como vc disse outro dia!!kkkkk
    Glória tudo de bom... agradeço SEMPRE!!
    até

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