Páginas

domingo, 20 de setembro de 2009

Latino-americanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Latino-americano é todo aquele indivíduo nascido na América Latina; ou seja, o grupo de pessoas que são ou descendem de países latino-americanos.
A idéia de latino confunde-se muitas vezes com a de hispânico[1], porém o segundo grupo engloba apenas os que possuem origem na América Espanhola.
Nos Estados Unidos, é uma das classificações sócio-raciais usadas pelo censo, sendo análoga a um grupo racial. Tal decisão foi bastante criticada desde 1994, quatro anos antes de entrar em vigor [2]. Atualmente, os latinos são uma das maiores minorias da população estadunidense, porém há uma certa dificuldade em se classificar alguém como latino, principalmente quando esta pessoa apresenta aparência física diferente do estereótipo padrão, que é o de que os latinos são pessoas miscigenadas, de pele morena, cabelo preto e muitos traços africanos e indígenas, devido ao alto grau de miscigenação ocorrido na América Latina através dos séculos.
Para alguns norte-americanos, no entanto, isso não é muito bem compreendido, uma vez que a sociedade estadounidense historicamente teve índices de miscigenação baixo e uma parte muito pequena dos americanos (não-latinos) atuais descende de índios. Isso é demonstrado no cinema em filmes contemporâneos, tais como O Peste (comédia) e Crash - No Limite (drama), que chegam a ironizar o fato de que alguns latinos ora são vistos como brancos, ora como negros, e ora como um grupo à parte[3].

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Latino-americanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário