A política genocida dos moralistas sem moral
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 6 horas
Os inocentes das República de Weimar
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 7 horas
*Por Vivaldo Barbosa* Diante dessas revelações sobre fortes ligações dos procuradores de Curitiba, Lava-Jato, e seus delegados, com o FBI e Departamento de Justiça americano, estreitadas nos governos Lula e Dilma, me veio à lembrança o comportamento inocente dos dirigentes da República de Weimar. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, assumem o governo da Alemanha os social democratas, felizes por terem posto fim na monarquia alemã com a deposição do Keiser. Os militares alemães, que haviam levado a Alemanha à guerra e responsáveis pela derrota, caem fora, saem de cena, que passa a... mais »
Uma história da CIA, golpes e assassinatos
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 7 horas
*Do site da Expressão Popular:* *Balas de Washington – uma história da CIA, golpes e assassinatos*, como explica o historiador e jornalista, Vijay Prashad, “foi escrito tendo em mente o processo chamado Semana Anti-Imperialista, um período de protestos convocado pela Assembleia Internacional dos Povos”. Uma síntese da longa história de lutas pela libertação dos povos e de assassinatos, golpes e massacres promovidos pelos Estados Unidos. Prashad observa a ascensão do imperialismo estadunidense depois da Segunda Guerra Mundial e a posição que ocupa, a partir daí, como centro, diante d... mais »
Guerra, futuro e a “transição energética”
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 7 horas
*Por José Luís Fiori, no site Outras Palavras:* *Com um consumo diário médio de mais de 300 mil barris,o Departamento de Defesa aparececomo o maior consumidor anual de petróleodos Estados Unidos, o que tem provocadocrescente preocupação a respeitoda vulnerabilidade energéticade suas forças militares, acirradapor uma postura diplomática e geopolíticaagressiva por parte da Chinaa respeito do acesso a recursos petrolíferosBarreiros, D. Projeções sobre o Futuro da Guerra: tecnologias disruptivas e mudanças paradigmáticas (2020-2060).* No início da Primeira Guerra Mundial, o c... mais »
Tramoia da casa-grande para salvar Bolsonaro
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 7 horas
*Por Roberto Amaral, em seu blog:* Nos bastidores do poder arma-se um golpe contra o país. Mais uma vez, e mantendo a rotina de nossa história, a casa-grande – aquele 1% que nos governa desde a colônia – intervém na crise política e arquiteta a nova ordem: não se fala mais nas ameaças de golpe bolsonarista, ao mesmo tempo em que o impeachment do capitão (ou qualquer outra forma de defenestrá-lo) vai para as calendas gregas. O povo que se lixe, pois a classe dominante está preocupada tão-só com seus lucros e dividendos, e esses vão bem, apesar de o país ir muito mal. Vão bem, mas est... mais »
70 mil mortes e Bolsonaro dobra a aposta
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 7 horas
*Editorial do site Vermelho:* O Brasil ultrapassa a marca de 70 mil mortes pelo coronavírus sem titular ministério saúde. O cargo segue ocupado interinamente por um general. E ocorre na semana em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, anuncia em entrevista coletiva seletiva que está com a Covid-19, fazendo uso político do caso e até demonstrando um estranho contentamento. Com isso, aproveitou os holofotes para dar sequência à sua campanha criminosa de afronta às autoridades sanitárias do país e repetir procedimentos contrários às orientações da Organização Mundial da Saúde ... mais »
Pandemia, TV e internet na eleição de 2020
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 7 horas
*Por Clomar Porto, no site Sul-21:* Todos sabemos que a eleição de 2018 trouxe muitas mudanças na forma de fazer as campanhas na TV e na internet; a lição mais importante foi a quebra do paradigma da centralidade quase absoluta da TV no processo de disputa eleitoral. Mas, e agora, nestas eleições municipais de 2020, em meio a uma pandemia, como será? Os partidos compreenderam as lições de 2018 e conseguirão fazer campanhas com uma nova modelagem que coloque a internet e as redes sociais no centro da estratégia de comunicação? Penso que nesta eleição não caberá o modelo anterior, e q... mais »
Elite raivosa enfiou a faca na democracia
Blog do MiroemAltamiro Borges - Há 7 horas
*Por Maria Inês Nassif, no Jornal GGN:* No momento em que escrevo o prefácio ao “Relações Obscenas”, um pouco mais da metade do Brasil assiste pela televisão e pela internet, confinada em uma prolongada quarentena contra o vírus Covid-19, grupos ralos e ruidosos que invadem as ruas e, protegidos por coturnos, clamam por ditadura e incitam aos correligionários que se armem; - carros e buzinas transformados em instrumentos de guerra; ações policiais contra a direita dissidente do regime extremista de direita; - e, enfim, uma reação do Poder Judiciário contra a escalada antidemocrát... mais »
#LIBERTEOFUTURO
NOSSO MOVIMENTO
Muitos têm repetido que o mundo não será o mesmo após a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Não será. Mas poderá ser ainda pior.
Hoje, apenas 2.153 bilionários concentram mais riqueza material do que 60% dos outros 7.790.000.000 de seres humanos que habitam o planeta. Esses bilionários representam uma fração tão insignificante no conjunto da população global que os números falham em torná-los visíveis como porcentagem. A desigualdade racial, social, de gênero e de espécie que provocam, porém, é brutalmente visível.
Queremos um mundo para 99,99%.
Não podemos nos render à volta da normalidade que corrompe a natureza e condena bilhões à pobreza e à exaustão de seus corpos. Não devemos permitir que a Amazônia, cada vez mais perto do ponto de não retorno, siga sendo destruída. Precisamos usar a suspensão das atividades econômicas imposta pelo vírus para voltar a imaginar um futuro onde possamos e queiramos viver. Estamos em isolamento físico, mas não em isolamento social. As ideias precisam circular. Imaginar o futuro já é começar a criá-lo.
Por que lançamos esse movimento? Porque queremos um mundo para os humanos e suas futuras gerações – e também para todos os seres não humanos que habitam a Terra. Temos que nos juntar em torno dessa urgência. Se não nos movermos, teremos apenas um futuro hostil, num planeta devorado pelo capitalismo e pela crise climática causada por um modo de produção incompatível com a vida. A destruição da natureza, da qual a maioria dos humanos tragicamente se descolou, provocará cada vez mais pandemias e está levando o planeta ao superaquecimento. Lançamos esse movimento porque não queremos ser abatidos como gado. Seja no campo ou na cidade, queremos viver como floresta – em pé – e lutar.
https://www.youtube.com/watch?v=-I6OnQfn9Ik&t=6s
Os "Laboratórios Sociais: Liberte o Futuro" são jornadas colaborativas de encontros online entre pessoas que protagonizam inovações para criar futuros, a partir do chamado das "Cinco Propostas para Adiar o Fim do Mundo". É o momento de aprofundamento, de planejar ações para o futuro e executá-las no presente. É uma invocação da responsabilidade coletiva expressada pela equação da rebelião: Eu+1+ (criação do pescador e poeta do Xingu Élio Alves da Silva).
A metodologia do Lab #LiberteoFuturo tem como objetivo, a partir do entendimento sistêmico dos problemas, estimular ideias, ações, protótipos e propostas que promovam a cultura em rede, novas incidências na vida coletiva e pautas interativistas, possibilitando a ampliação e o fortalecimento de vínculos, assim como a criação de estratégias de convergência entre pessoas que protagonizam inovações.
O Lab #LiberteoFuturo é um processo dialógico de mudança envolvendo pessoas interessadas em construir um futuro promissor e/ou iniciativas destinadas a abordar os problemas pela raiz, acelerar a transformação, convergir ações e contribuir para a promoção do bem comum.
Serão 12 encontros virtuais - uma vez por semana, durante três meses - com duração de duas horas cada, entre encontros com convidados, de cocriação e alinhamento do grupo. O compromisso é com o processo, com a experimentação e com a colaboração, mas a intenção é despertar o interesse das pessoas e coletivos para a ideação e a ação.
Inscreva-se aqui!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc74-rSYZuEfts-7xkj_oh5AFmdY-WUJWkTIgQicyo5w7vhGA/viewformhttp://liberteofuturo.net/
INÍCIO
quarta-feira, 6 de maio de 2020
MARCHA VIRTUAL PELA CIÊNCIA DA SBPC DIA 07 DE MAIO.... (SPBC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA)
http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/veja-como-voce-pode-participar-da-marcha-virtual-pela-ciencia-no-brasil/
Veja como você pode participar da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil
Enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer os dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis online, incentivar sua instituição a criar um evento digital, compartilhar em suas redes sociais: o importante é que todos façam parte desse Pacto pela Vida que será realizado no dia 7 de maio!
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida todas as entidades, instituições e associações científicas e acadêmicas de todo o País, todas as entidades civis, professores, pesquisadores, estudantes e todos os amigos da ciência para participar ativamente da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil no dia 07 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.
São várias as oportunidades de fazer parte dessa grande manifestação nacional: enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer os dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis online, incentivar sua instituição a criar um evento digital. Em particular, causaria grande impacto a ampla divulgação em suas redes sociais desse movimento, que tem como principal mote o #paCTopelavida.
A manifestação visa reforçar a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, e reiterar os termos do PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC e que ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede a união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus.
Veja abaixo como você e sua instituição podem somar forças à Marcha Virtual pela Ciência no Brasil:
DEPOIMENTOS EM VÍDEO E POR ESCRITO
Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde, e convocando a Marcha.
Todos podem participar desta etapa da campanha de produção de depoimentos curtos. Abaixo algumas sugestões de perguntas que os participantes podem responder:
- Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?
- Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?
- Que outras medidas deveriam ser adotadas?
- Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?
- Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?
O vídeo deve ter duração de 30 segundos a dois minutos. O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Sugerimos encerrar o vídeo com a frase: “Fique em casa com a Ciência”.
Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).
Alternativamente, é possível também enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres. Neste caso, também solicitamos que a pessoa envie uma breve apresentação – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa – junto ao seu depoimento. E se desejar, seu endereço nas redes sociais, para linkarmos.
Os depoimentos, tanto escritos quanto por vídeo, devem ser enviados para o e-mail marchavirtual@sbpcnet.org.br, junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo pela SBPC.
EVENTOS ONLINE
As entidades, instituições e associações também são convidadas a realizar atividades online, sobre os temas da Marcha, no dia 7 de maio. Em cada localidade, instituição ou região, os organizadores podem definir a programação de ações para alcançar e envolver o seu público-alvo (como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais, documentários, etc.), com temas relacionados aos 4 grandes eixos propostos, em todos os horários.
Ressaltamos apenas que das 10h30 às 12h, a SBPC realiza um painel digital sobre a pandemia, e das 15h às 16h30m, um sobre o financiamento de C&T, então, o ideal seria que os eventos não coincidissem com esses debates.
A SBPC divulgará em suas redes todas as iniciativas programadas. Para tanto, solicitamos que enviem uma nota para marchavirtual@sbpcnet.org.br, com informações como nome do evento, participantes, data, horário, plataforma de divulgação, etc.. Também podem ser enviados materiais gráficos – cartazetes, chamadas em vídeo, etc. – para divulgação em redes sociais.
TUITAÇO
O objetivo da mobilização no Twitter é alertar e chamar a atenção para a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, além da abordagem dos temas centrais da Marcha.
Em dois momentos no dia 7 de maio, de 12h às 12h30 e das 18h às 18h30, promoveremos um tuitaço com as seguintes hashtags:
#paCTopelavida
#fiquememcasacomaciencia
TEMAS
Os temas centrais da Marcha Virtual pela Ciência são:
- PaCTo pela vida
- Educação, Saúde e Democracia
- Ciência é investimento essencial
- Fique em Casa com a Ciência
A Marcha Virtual pela Ciência terá como destaques os seguintes tópicos:
– a importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;
– a crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica;
– o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;
– e a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.
Além dessas sugestões, cada organizador pode cobrir outros pertinentes às instituições locais, se assim achar conveniente. Quanto mais laboratórios, institutos, universidades, fundações, secretarias, etc., envolvidos, melhor.
MATERIAL GRÁFICO
Reunimos neste link (http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/) todo o material gráfico para suporte na divulgação: logos de diferentes cores da Marcha, cartazes para diversas mídias e todas as informações sobre o evento.
O Logo da Marcha pode seguir ao lado do logo de sua instituição e nas suas páginas institucionais para promovê-la e fortalecê-la.
COMPARTILHE!
Essa manifestação é um convite à união e solidariedade de todos. Por isso, é importante que todos colaborem para o fortalecimento dessa manifestação digital, participando ativamente dos painéis online, compartilhando as iniciativas e divulgando o cartaz da Marcha em suas redes utilizando as hashtags #paCTopelavida, #fiqueemcasacomaaciencia e #MarchaVirtualpelaCiencia.
A Marcha Virtual pela Ciência é de todos nós!
SBPC
terça-feira, 14 de abril de 2020
Manu Dibango - Soul Makossa (Full Album) (Duala, 12 de dezembro de 1933 – Paris, 24 de março de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=4-pkgVyhIuU
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/24/manu-dibango-saxofonista-e-lenda-do-afro-jazz-morre-apos-testar-positivo-para-coronavirus.ghtml
Manu Dibango, saxofonista e lenda do afro-jazz, morre após testar positivo para coronavírus
Artista de 86 anos estava internado há alguns dias e testou positivo para a Covid-19.
INÍCIO
terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
BANDA DE PAU E CORDA - O TREM TÁ FEIO (Part. Especial Tavinho Moura)
https://www.youtube.com/watch?v=-zt0KpjD4i4
Música: O Trem Tá Feio (Tavinho Moura/Murilo Antunes) Voz: Sérgio Andrade Viola e vocal: Júlio Rangel Flauta: Eric Caldas Contrabaixo: Sérgio Eduardo Bateria e vocal: Mek Natividade Violão: Lucas Oliveira Percussão: Johann Brehmer Part. Especial: Tavinho Moura Show em comemoração aos 45 anos da Banda de Pau e Corda realizado no dia 28 de julho de 2018 no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte-MG.
INÍCIO